Muito se tem falado atualmente sobre as fake news, principalmente em razão Projeto de Lei 2.630/2020, que busca combater as fake news nas redes sociais, texto que divide opiniões em razão das possíveis censuras que ele pode trazer na prática. Quando o assunto é crimes virtuais, o anonimato é a principal arma utilizada como forma de se buscar a impunidade, mas a polícia evoluiu e consegue descobrir a identidade com facilidade.
Sobre o assunto, o Dr. Leandro Oliveira contou que a Delegacia de Crimes Virtuais de Belo Horizonte auxilia muito bem todo o estado, além de ter à disposição investigadores especializados em João Pinheiro que são capazes de identificar os autores.
O Delegado ressaltou que os crimes virtuais cometidos em tempo de eleições também podem incidir na lei de crimes eleitorais. Garantiu, ainda, que a Polícia Civil não se furtará do seu papel.
“A Polícia Civil não toma partido. Ela é uma polícia de estado, não é de governo. Ela não tem lado nas eleições e apura tanto de um lado como de outro no que for preciso, permitindo uma eleição justa, lícito e sem a propagação de fake news para garantir o direito do cidadão de praticar o voto sem que seja influenciado por notícias falsas” afirmou o Dr. Leandro Oliveira.
Finalizando, o Delegado afirmou que em casos de fake news no período eleitoral, a denúncia deve ser feita no Ministério Público, mas ressaltou que também pode ser nas delegacias de polícia.
vixe vai ter muito trabalho nas campanhas eleitorais e tudo fake news como eles vao fazer deve ter uns 500 candidatos que vao fazer fake news kkkkkkkkkkk