A chuva não dá trégua em João Pinheiro há semanas. Com ela, vem diversas preocupações e com os pets não é diferente. Pensando no bem estar dos animais de estimação de nossos leitores, conversamos com a Pop Pet Center sobre os cuidados que devem ser adotados neste período, principalmente com relação à pelos molhados e frio.
Antes de tudo, a Pop Pet Center explicou sobre como o tempo chuvoso pode afetar a saúde dos pets. Além da umidade e da queda de temperatura, os animais também podem se assustar com as chuvas mais fortes.
“Alguns animais quando ficam molhados apresentam lesões e alergias de pele, sendo mais comum em animais de pelo longo ou com sensibilidade. Geralmente, os idosos sentem mais dores articulares, devido ao frio. Além disso, alguns animais ficam assustados com o barulho das chuvas fortes e trovoadas, que pode ser observado quando apresentam respiração ofegante, coração acelerado, pupilas dilatadas, salivação excessiva, rabo entre as pernas e cabeça e orelha baixas” disse Crisnária Teixeira, médica veterinária da Rede Pop à reportagem do JP Agora.
Por isso, é sempre muito importante ficar atento ao comportamento dos animais e cuidar para que fiquem tranquilos e confortáveis.
“Se o pet apresentar medo de chuvas fortes e tempestades, procure despertar sua atenção em alguma atividade ou brinquedo, ou deixá-lo em algum local em que ele se sinta confortável e protegido, pode colocar tampões ou algodão no ouvido para diminuir os ruídos, há calmantes naturais que podem ajudar também. Além disso, é importante trabalhar a confiança do animal e o psicológico para que ele sofra menos nessas situações, manter a rotina de passeios e atividades para que ele possa gastar energia e não fique entediado” ressaltou Crisnária.
Crisnária também contou que os pets podem gripar ou apresentar resfriados como os humanos, o que não os impede de brincar na chuva. A palavra de ordem, nestes casos, é não deixá-los molhados por muito tempo.
“Alguns pets gostam de brincar na chuva e não há problema nisso, o que não pode é mantê-los na chuva por muito tempo em temperaturas baixas, e após a brincadeira, sempre secar bem os pelos do corpo e as orelhas, não deixar ter contato com águas sujas e paradas. Qualquer dúvida ou mudança de comportamento, procure a Rede Pop, temos médica veterinária capacitada para atender as necessidades do seu pet” finalizou Crisnária Teixeira.
Seu animalzinho merece tratamento diferenciado, ele merece a Rede Pop Pet Center. Siga o estabelecimento no Instagram e fique por dentro das novidades @redepop.joaopinheiro.