Alunos do ensino médio do Colégio Darcília Coímbra estão finalizando os últimos preparativos para o lançamento de um livro repleto de histórias da cidade de João Pinheiro. O lançamento da obra, que conta com pesquisas científicas realizadas e escritas por nove equipes de alunos, acontecerá em breve e a expectativa já é muito grande. O JP Agora conversou com a idealizadora do projeto, professora Maria Célia, e ela nos contou detalhes de forma exclusiva.
Antes de falar sobre o projeto em si, Maria Célia contou como foi sua aproximação com o Colégio Darcília Coímbra. No auge dos seus 38 anos de magistratura, a professora contou que foi procurada pela diretora e proprietária Bárbara Mendonça para suprir uma necessidade entre os alunos, que era justamente as pesquisas. Maria Célia destacou que a preocupação era deixar os alunos já preparados para a realidade acadêmica.
“Fui convidada para trabalhar com metodologia da pesquisa. Ela estava muito preocupada com a forma de pesquisa dos alunos e, principalmente, com o choque que o aluno tem ao adentrar em uma universidade porque a ideia de pesquisa é diferente de ir no Google e pegar um tema pronto. O verbo pesquisar vem de inquirir, fazer ciência, buscar fontes, e era isso que ela queria ensinar para os alunos. Então sentamos e discutimos como iríamos aplicar a metodologia da pesquisa” disse Maria Célia à reportagem do JP Agora.
Certas da importância da metodologia da pesquisa, então, Maria Célia propôs à direção do CDC que o tema fosse a história de João Pinheiro, o qual foi aceito imediatamente pela diretora e proprietária Bárbara Mendonça. Chegada a hora de passar o trabalho aos alunos, Maria Célia os deixou à vontade para a escolha do tema, mas ressaltou as exigências, dentre elas, que o resultado final obedecesse todas as regras da ABNT e demais regularidades de um artigo científico.
Aceitação dos alunos e resultados acima do esperado
Maria Célia nos contou que os alunos adoraram a ideia e, montados os grupos, todos se empenharam bastante para alcançar os objetivos, os quais foram traçados com a ajuda de professores orientadores, assim como acontece em universidades. Foi então que Maria Célia sugeriu a publicação do livro.
“No decorrer do semestre, tiveram trabalhos muito interessante, investigações de fato, pesquisas de fato, entrevistas, fontes documentais, fontes fotográficas. Posto isto, eu procurei Bárbara e apresentei a proposta da gente contemplar os melhores trabalhos na confecção de um livro, o que foi prontamente aceito por ela. Os alunos foram notificados que os melhores comporiam o livro, que será publicado neste ano” explicou Maria Célia.
Realizadas as apresentações para a banca avaliadora, os nove trabalhos foram escolhidos. “Escolhemos os nove trabalhos com maior arcabouço teórico, com mais dados empíricos e começamos, então, o processo de revisão para a confecção do livro. Foram nove grupos que vai desde a questão da construção identitária de João Pinheiro, dos avanços da nossa cidade, outro grupo que fala das mudanças socioespaciais da cidade e a sua relação com a cidade atual, outro grupo que trabalhou com as aproximações do vocabulário do passado pinheirense com o passado mineiro, outro trabalhou com as variações linguísticas da cidade, outro trabalhou com as Folias de Reis, outro investigou a importância do prefeito Manoel Lopes Cansado para a cidade, outro grupo investigou a história do agronegócio na cidade, outro grupo investigou a atuação do Conselho das Mulheres no combate à violência na cidade e outro que trabalhou com os impactos causados pelos incêndios na cidade” destacou Maria Célia.
O livro está em fase final de revisão e será publicado em mídia física e digital muito em breve. Nós do JP Agora, enquanto pinheirenses apaixonados por João Pinheiro e nossa história, parabenizamos a professora Maria Célia e a todos os professores do CDC que abraçaram a ideia. Parabenizamos, ainda, os alunos que, com toda certeza, entrarão para a história com suas contribuições científicas.
Colegio exemplar,parabens a todos envolvidos