A redação do JP Agora recebeu, na tarde desta quinta-feira (27), uma foto de um carro forte estacionado em uma vaga reservada a deficiente físico no Centro de João Pinheiro. O leitor que encaminhou o registro em questão também enviou um pequeno relato reclamando do fato que, em seu entendimento, desrespeitava os pinheirenses que precisam da vaga. O JP Agora foi em busca da informação e confirmou a infração de trânsito. Entenda.
Que o trânsito de João Pinheiro está um caos, isso é indiscutível. Basta uma simples caminhada nas principais ruas da cidade para constatar dezenas de infrações, seja veículos estacionados em locais proibidos, seja de motoristas que param em fila dupla, alguns simplesmente para conversar com outras pessoas, sem se preocupar que isso é errado e que prejudica o fluxo dos demais motoristas.
E o registro desta quinta-feira (27) é mais um exemplo disso. O problema já começa com o Fiat Uno que, pelos adesivos, também pertence à empresa, parou na vaga reservada exclusivamente para o veículo de transporte de valores, o que acarretou a segunda infração, que foi o estacionamento do carro forte na vaga reservada a deficientes físicos.
Segundo levantado pela redação do JP Agora analisando as legislações pertinentes, a vaga destinada ao carro forte deveria ter sido utilizada única e exclusivamente por ele, e não por outro veículo pertencente à empresa. Apuramos, ainda, que o carro forte goza de estacionamento livre em qualquer local porque é considerado um veículo que presta serviço público, mas, para isso, deve obedecer as regras do CONTRAM.
É que a autorização para livre estacionamento dos veículos prestadores de serviços públicos disciplinada pelo artigo 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro condiciona tal prerrogativa ao preenchimento das regras estabelecidas pelo Contram. O Contram, por sua vez, estabelece que tais veículos devem ser sinalizados com lanternas especiais compostas por luzes rotativas ou intermitentes de cor amarelo-âmbar, o que, pela foto, se constata não ser o caso do carro forte em questão.
Assim, não possuindo as lanternas especiais, o carro forte não obedece o que manda a lei e, por isso, não poderia ter estacionado na vaga em questão, conforme registrado pelo pinheirense em questão. A princípio, apuramos que o veículo não foi multado.
A melhoria do trânsito de João Pinheiro, além de depender da ação mais efetiva das autoridades, também depende da consciência de cada motorista. Aos desavisados, o JP Agora esclarece que a Polícia Civil e Polícia Militar registra centenas de multas diariamente por veículos estacionados em locais proibidos e por motoristas que param em fila dupla. Infelizmente, os agentes não conseguem marcar presença em todos os locais o tempo todo, por isso a importância da consciência de cada um. Faça a sua parte.
E simples de resolver e só os comerciantes de João Pinheiro não ir trabalhar de carro e deixar o carro parado nos pontos de comércio aí o trânsito fica bem mais tranquilo!
Simples assim.