João Pinheiro vem se tornando referência em diversas frentes de negócio em todo o país. Nesta quinta-feira, 04 de abril de 2024, o JP Agora vai falar sobre um dos grandes investimentos empresariais realizados em solo pinheirense nos últimos anos e que talvez seja desconhecido para muitos: o Frigonor, frigorífico que recebeu investimentos de mais de R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais) nos últimos sete anos e transformou o antigo “matadouro municipal” em uma potência regional.
Nossa reportagem esteve nas instalações do Frigorífico Frigonor e conversou com o empresário Gabriel Leão, que está a frente do negócio com seu sócio Edvar Teles, e, juntos, transformaram o conhecido “matadouro municipal” no frigorífico que sete anos mais tarde se tornaria referência.
“Em 2017 voltei a João Pinheiro e assumi a parte do meu pai do frigorífico. Dali em diante, ao lado do meu sócio, a gente vem aplicando novas metodologias, fazendo investimentos que a empresa precisava para alcançar metas mais altas, investindo pesado em infraestrutura, maquinário, operacional. Para exemplificar nosso crescimento, passamos de 22 funcionários em 2017 para 90 neste ano, com expectativa de gerarmos mais de 100 empregos até o fim de 2024” destacou Gabriel Leão.
Os investimentos logo deram frutos e, em 2020, o Frigonor iniciou parceria com o CISPAR (Consórcio público intermunicipal de desenvolvimento sustentável do alto Paranaíba) e garantiu o licenciamento que possibilitou o avanço das atividades do frigorífico para outros municípios da região, como Patos de Minas, Lagoa Grande, Presidente Olegário e Três Marias. O crescimento não parou e, agora, Gabriel Leão celebra a conquista do selo SISBI (Sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal) , certificação que permite que a empresa comercialize seus produtos em todo o Brasil. Apesar do avanço, o empresário comenta que muitos pinheirenses ainda desconhecem que o “matadouro” se transformou na empresa que hoje é responsável por tantos empregos e investimentos para João Pinheiro.
“Quando cheguei, vi que o potencial da empresa não estava sendo aproveitado em seu máximo. Nós tínhamos algo que poderíamos melhorar para chegar onde chegamos hoje. Então, o Frigonor, que era o Matadouro Municipal, inclusive muita gente ainda pensa que existe o Matadouro, na verdade se tornou um FRIGORÍFICO, que tem, hoje, agentes fiscalizadores todos os dias, 3 veterinários todos os dias, dezenas de profissionais amplamente capacitados que garantem a qualidade da carne comercializada em João Pinheiro e região” pontuou Gabriel Leão.
Mesmo com investimentos que já ultrapassam R$5 milhões nos últimos anos, Gabriel Leão pontua que a intenção do Frigonor é seguir investindo a cada novo ano, possibilitando, assim, que a empresa alcance novos patamares. O pensamento empreendedor, segundo o empresário, vem aliado ao sentimento de gratidão a Deus, aos colaboradores, clientes e parceiros.
“A gente não pode se acomodar. Fico muito feliz com o que já conquistamos e também satisfeito em razão da importância do nosso trabalho para o consumidor final. Somos responsáveis pelo abate dos animais que vão à mesa das famílias de João Pinheiro e região e isso nos deixa orgulhosos. E eu sei que podemos chegar em outros patamares e vamos em busca disso, é bom para a empresa, bom para a cidade, bom para o consumidor. Inclusive, despachamos hoje nossa primeira carga bovina para Belo Horizonte, onde já firmamos as parcerias necessárias para vender nossos produtos na capital mineira, sempre pensando na expansão e mantendo a qualidade. ” disse o empresário.
Por fim, Gabriel Leão destacou que os próximos passos do Frigonor é passar a vender seus produtos também em outras regiões, fazendo valer o selo SISBI conquistado recentemente. O JP Agora se orgulha em fazer parte dessa nova expansão, levando ao conhecimento do público que acompanha a página sobre a importância do trabalho desempenhado por esta grande empresa pinheirense.