InícioCidadeGoverno declara situação crítica de escassez hídrica e reduz captação de água...

Governo declara situação crítica de escassez hídrica e reduz captação de água em João Pinheiro e várias cidades

Medida afeta captação de água em João Pinheiro e outros municípios da bacia do Rio das Velhas; uso consciente é reforçado

Publicado em

O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), declarou situação crítica de escassez hídrica em várias regiões do estado devido ao longo período sem chuvas e às altas temperaturas. A medida inclui a redução de até 50% da captação de água em municípios abastecidos pela bacia do Rio das Velhas.

Segundo o IGAM, a situação é preocupante, com tendência de redução de vazão nos próximos dias. “O trecho do baixo Rio das Velhas está em situação de escassez, o que levou à restrição na captação de água nessa porção da bacia”, explicou o diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, nesta quinta-feira (12).

A redução varia de acordo com o uso da água: 20% para consumo humano e animal, 25% para irrigação, 30% para atividades industriais e agroindustriais, e 50% para outros usos. Em João Pinheiro, uma fazenda de irrigação foi incluída na medida.

Caso as restrições não sejam cumpridas, os direitos de uso dos recursos hídricos serão suspensos até o fim da situação crítica de escassez.

O IGAM reforçou a importância do uso consciente da água, especialmente neste momento de escassez. “Precisamos adotar o uso consciente da água em todas as atividades, para evitar novos cortes e desabastecimento”, alertou Marcelo da Fonseca.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


5 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Filhos da Anarquia
2 meses atrás

Nada , tem que colocar mais pivô, pivô ,pivô

Rachel Moreira da Silva
2 meses atrás
Resposta para  Filhos da Anarquia

Copacabana deveria estar cuidando das matas caliar, impedindo construções naquela região. Como? Comprando aquelas terras e plantando árvores. Porque plantar corrobora para aumento de água. Néh?

JUAN PABLO MONTOIA
2 meses atrás

UAI, mas veio um da copasa aqui na cidade foi na camara de vereadores e falou que ia fazer uma obra e tal que iria resolver esse problema para sempre na nossa cidade . os vereadores ficaram todos calados e com rabinho entre as pernas e ai nada aconteceu mais uma vez .MUDANCA DE TODOS OS VEREADORES

JUAN PABLO MONTOIA
2 meses atrás

vereadores so servem pra ganhar dinheiro facil nao ajuda em nada sempre assim

Rachel Moreira da Silva
2 meses atrás

A COPASA deveria estar cuidando das matas ciliar, quem faz brotar água são as árvores. Também no lugar das construções próximo da ETA deveria ser preservação. A companhia de Abastecimento poderia ter comprado ou ainda da tempo de comprar os terrenos e fazer uma área de preservação. Já que não se bebe dinheiro ou riqueza. Precisamos de água minha gente!