A Prefeitura Municipal de João Pinheiro realizou, na última semana, a poda das árvores das Praças Coronel Hermógenes e Major Mendonça. A ação atendeu a uma solicitação da Polícia Militar e do Instituto ISA, que foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) em junho deste ano. O objetivo principal foi garantir maior segurança e melhorar a visibilidade nas proximidades das praças.
Segundo a bióloga Aline Bessa, da Prefeitura Municipal, a poda foi solicitada pela Polícia Militar para aumentar a visibilidade das câmeras de segurança instaladas nas proximidades e melhorar a iluminação natural, promovendo mais segurança aos frequentadores das praças. Além disso, o Instituto ISA também apontou a necessidade da poda para remover galhos que representavam riscos devido à pouca iluminação.
Após o pedido da Polícia Militar e do Instituto ISA, o CODEMA autorizou a poda no dia 26 de junho de 2024, e as intervenções ocorreram nos dias 13 e 14 de novembro. Foram podadas árvores das espécies Licania tomentosa (Oiti) e Fícus benjamina (Ficus), além de algumas plantas ornamentais das praças.
A medida teve como foco a segurança dos pinheirenses, garantindo que as praças fiquem mais visíveis e seguras, principalmente durante a noite. A Prefeitura reforça que todas as ações envolvendo o manejo das árvores seguiram os devidos trâmites legais e foram planejadas para minimizar o impacto ambiental, buscando o equilíbrio entre a conservação e a segurança.