Nesta quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara Municipal de João Pinheiro promoveu a cerimônia de entrega dos títulos de cidadão honorário a 21 personalidades que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento do município. O evento ocorreu na sede do Lions Clube e contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos dos homenageados, celebrando o momento com um jantar especial. Durante o evento, houve também uma homenagem póstuma ao vereador Eli Corrêa de Freitas, que faleceu em agosto deste ano, reconhecendo sua importante contribuição para a política e projetos sociais em João Pinheiro.
O título de cidadão honorário é concedido àqueles que, embora não tenham nascido em solo pinheirense, contribuíram de forma significativa para a comunidade, seja no âmbito social, econômico ou cultural. Com a entrega deste título, os homenageados passam a ser considerados oficialmente pinheirenses.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Flávio Babu, destacou a importância da homenagem. “É um grande projeto que é votado pelos vereadores ano a ano, para reconhecer pessoas que não são de João Pinheiro, mas que fizeram a diferença na nossa comunidade. Esses cidadãos, por meio de projetos sociais e de sua dedicação, ajudaram a engrandecer o nosso município. Conceder este título é uma forma de valorizar quem tanto contribuiu para o crescimento da nossa cidade”, afirmou o vereador.
Entre os homenageados, estava Aristóteles Cabral de Souza, empresário que é proprietário da Universal Presentes. Aristóteles nasceu no Pará, mas chegou a João Pinheiro com apenas um ano de idade e, desde então, construiu sua vida e carreira no município. “É uma homenagem muito bacana, estou de coração vislumbrado de alegria. Aqui eu estudei, criei minha família e meus negócios. Sempre trabalhei no âmbito social através dos clubes de serviços. Hoje, minha responsabilidade aumenta para cada vez mais buscar oportunidades para João Pinheiro”, disse Aristóteles emocionado.
Outro homenageado, o advogado Iuri Furtado, também ressaltou sua conexão com João Pinheiro. “Foi aqui que construí minha história. Vivi grandes momentos, enfrentei desafios e aprendi a estender a mão ao próximo. A cidade de João Pinheiro me ensinou o valor do trabalho social e da solidariedade. Receber esse título é uma honra e um marco na minha vida”, destacou Iuri.
Confira a lista dos 21 homenageados que agora são cidadãos honorários de João Pinheiro:
- Antônio Carlos Arantes (Deputado)
- Alderico Evangelista Braga
- Alexandre Rosa de Castro
- Aristóteles Cabral de Souza
- Cícero Dias Braga
- Edivarde Donizete de Souza
- Fabiana Pereira Lima (Promotora)
- Gumercino Antônio de Lima
- Hugo Stênio Pereira
- Iuri Evangelista Furtado
- João Bosco (Deputado)
- Juscelino Caixeta Gomes
- Josemar Pereira Mariz
- Laiza Michelle Soares Santos Correia
- Marcelo Valadares Noronha Braga
- Mariza Moreira Tavares Alves
- Marcos Alan Oliveira Santos
- Naider Kennedy Amorim
- Renilson Guido da Silva
- Sebastião Egidio Furtado
- Tiago Pereira de Lima