Polícia Militar de João Pinheiro intensifica alerta sobre golpes digitais e dá dicas para evitar fraudes

Tião foi o influencer escolhido para figurar a campanha de prevenção dos crimes virtuais

A Polícia Militar de João Pinheiro iniciou, nesta quinta-feira (30), uma campanha de conscientização sobre golpes digitais, prática que tem se tornado cada vez mais recorrente em todo o país. O influencer “Tião” foi escolhido como rosto da ação, que busca atingir diferentes faixas etárias e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar fraudes. Segundo o Capitão Daniel Santos, responsável pela operação, os golpistas obtêm informações privilegiadas para induzir as vítimas ao erro, reforçando a necessidade de prevenção contínua.

Em entrevista, Capitão Daniel ressaltou que os criminosos têm utilizado informações privilegiadas para aplicar os golpes na população em geral e, por conta disso, as autoridades do Estado de Minas Gerais resolveram investir na conscientização. “Intensificamos ações com intuito de conscientizar as pessoas de que elas podem sim cair em um golpe e a gente tentar amenizar.”

O capitão pontuou que o cidadão precisa ficar atento e que, ao menor sinal de dúvida, deve desligar a ligação ou encerrar o contato via aplicativo. “Não acione, não passe dados pessoais, não clique em links desconhecidos, se sobrou alguma dúvida de que possa ser um golpe, acione as autoridades policiais, encerre a ligação o mais rápido possível e principalmente não repasse dados principalmente de cartões bancários, débito ou crédito, ou dados que levam as contas.”

Edivaldo, da Sicoob Credipinho, ressaltou que a instituição financeira não faz nenhum tipo de contato com seus clientes através de meios não oficiais. “A Sicoob Credipinho não faz nenhuma ligação, não encaminha links para abrir no dispositivo. A Sicoob Credipinho não encaminha nenhum link para instalar no dispositivo. Hoje temos uma equipe muito preparada, temos um setor de risco e ele dá todo suporte para terem conhecimento e atender da melhor forma possível.”

Alcione, da Sicredi, também comentou que a instituição está atenta aos golpes e capacitada para evitá-los. “Lançamos uma capacitação específica para associados e não associados onde abordamos golpes ou fraudes. Nesse tema, abordamos prestar atenção mais na ação, ouvir melhor o que está fazendo, abordamos o emocional, o físico. Nosso aplicativo tem algumas regras para evitar que os golpes aconteçam.”

Fique atento e, na menor dúvida de que a ligação ou contato via WhatsApp possa ser golpe, desconfie e não realize nenhum tipo de transação bancária.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários