O senhor conhecido como tio Chico, morador de Brasilândia de Minas, está em Belo Horizonte travando uma das batalhas mais difíceis de sua vida: ele aguarda um transplante de coração. Mas além da espera angustiante pela cirurgia, sua família enfrenta uma luta paralela — e não menos difícil — contra os altos custos para permanecer na capital mineira durante o tratamento.
Conversamos com Fabiana, filha de Chico, que nos relatou a difícil realidade que ela e a mãe, dona Socorro, têm vivido nos últimos dias. Elas acompanham de perto cada etapa do tratamento, mas para isso precisam se deslocar diariamente mais de uma hora de Uber até o hospital, gastando cerca de R$ 80 por dia com transporte. Além disso, estão morando de aluguel em uma região central da cidade, o que eleva ainda mais os custos mensais.
Segundo Fabiana, a família já luta há anos contra os efeitos da doença de Chagas, que comprometeu gravemente o coração de seu pai. Agora, a única alternativa é o transplante cardíaco, e enquanto aguardam a chegada de um doador compatível, Chico permanece internado e recebendo medicação contínua por bomba de infusão, o que está mantendo o funcionamento de seu coração.
“A qualquer hora poderá surgir um coração compatível para o meu pai. E no pós-operatório teremos que continuar em Belo Horizonte, pois ainda haverá riscos de alguma intercorrência, e assim, temos que estar perto da equipe médica que o transplantou. Quando sairmos do hospital, não poderemos ficar em local coletivo, pois haverá riscos de infecção e até mesmo rejeição, o que seria fatal para ele”, explicou a filha, bastante emocionada.
A internação prolongada, os custos com medicação, alimentação, transporte, aluguel e todas as exigências médicas para o pós-operatório deixaram a família em situação financeira delicada. Por isso, Fabiana e Socorro decidiram lançar uma vaquinha solidária na internet para pedir a ajuda da população.
Se você puder contribuir, mesmo que com pouco, sua ajuda fará uma grande diferença na vida dessa família que só quer garantir dignidade e cuidados ao senhor Chico nesse momento tão delicado.
Acesse a vaquinha e doe online: Clique aqui para contribuir. Ou doe diretamente via PIX: [email protected], titular Maria do Socorro (esposa de Chico). Tio Chico precisa de nós. Vamos mostrar a força da solidariedade e ajudar essa família a seguir firme nessa luta pela vida! 🙏❤️