Um homem de 33 anos foi preso na zona rural de João Pinheiro, na tarde da última sexta-feira (17), por conta de uma dívida de pensão alimentícia. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Militar, que encontrou o suspeito em uma carvoaria próxima à Fazenda São Benedito, após denúncia feita pelo 190.
Segundo apurado pelo JP Agora, o homem tinha um mandado em aberto expedido pela 1ª Vara Cível de João Pinheiro, com base em um processo de pensão alimentícia em que o valor devido já somava mais de R$ 5.400,00.
Após ser localizado, ele foi conduzido à UPA para os exames médicos de praxe e, em seguida, levado à Delegacia de Polícia Civil. Ele foi encaminhado ao Presídio de João Pinheiro, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso chama atenção para o rigor da legislação brasileira em relação ao não pagamento de pensão alimentícia. A chamada prisão civil por dívida alimentar é prevista em lei como forma de garantir o sustento de filhos menores ou dependentes, podendo ser evitada com o pagamento integral ou acordo judicial para quitação da dívida.
Eu só não entendo uma coisa, se está solto não paga se prender como vai pagar?
Mas 9 em 10 paga depois que é preso. A maioria não paga porque não presta.