Bares de João Pinheiro poderão voltar a usar mesas nas ruas; prefeitura instalará redutores de velocidade

Em decisão imediata, prefeito Gláucon Cardoso anuncia instalação de redutores de velocidade para garantir segurança; uma comissão com comerciantes e poder público foi formada para encontrar uma solução definitiva

A polêmica sobre o uso de mesas e cadeiras de bares em vias públicas de João Pinheiro chegou a um consenso. Após uma reunião realizada no plenário da Câmara Municipal, ficou decidido que os estabelecimentos estão autorizados a voltar a utilizar os espaços como faziam anteriormente. Como medida imediata para garantir a segurança, a prefeitura se comprometeu a instalar redutores de velocidade nas ruas de maior movimento, como a tradicional Albertino Maia.

A decisão foi tomada em um encontro que reuniu comerciantes, a Polícia Militar, vereadores e o prefeito Gláucon Cardoso, colocando um ponto final na incerteza gerada por uma fiscalização orientativa no início do mês de agosto. A medida, que visava alertar sobre os riscos de acidentes, como o ocorrido em 2022 em uma sorveteria, acabou gerando forte reação da população e do setor comercial além de um intenso debate político sobre a necessidade de atualizar o Código de Posturas de 1991.

O prefeito Gláucon Cardoso destacou a importância de encontrar um equilíbrio. “Nós não queremos que ninguém fique em prejuízo. Mas também não podemos deixar o usuário dos barzinhos correr risco. Então, de imediato, o Poder Executivo vai mandar construir uns redutores físicos de velocidade para que esses carros não passem em alta velocidade”, afirmou o prefeito, garantindo que o objetivo é tornar as ruas pontos de encontro seguros para a população e lucrativos para os comerciantes.

O maior avanço, segundo os participantes, foi a criação de uma comissão mista, composta por representantes da prefeitura, do legislativo, da Polícia Militar e dos próprios comerciantes. O grupo terá a missão de discutir e propor uma solução definitiva e moderna para a questão.

O presidente da Câmara, Guilherme Coxa, celebrou o acordo. “Acho que o passo maior que foi dado aqui foi a criação de uma comissão […] para que a gente tenha soluções reais e viáveis, para que a população tenha segurança e que não prejudiquemos os nossos comerciantes”, declarou Coxa. Ele também mencionou que, além dos quebra-molas, novos redutores eletrônicos devem ser instalados em breve, reforçando a segurança de clientes e pedestres em toda a cidade.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


9 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Que absurdo e esse, colocar redutores de velocidade sendo um gasto sem necessidade, para simplesmente fazer o gosto do comerciante e prejudicando o transito da cidade que já e um descaso, parabéns aos idiotas que fizeram esse acordo, essa e a cidade sem lei João Pinheiro-MG, QUE RUA VIRA BUTECO E BUTECO VIRA RUA. VAI TOMAR NO C………………..

E os pedestres e cadeirantes vão transitar onde se as calçadas e beiradas de rua estão tomadas pelas mesas e cadeiras?. Pelo jeito vão precisar transitar no meio da rua junto com os veículos.

Aparentemente o voto deles só vale antes da eleição.

Redutores quer dizer quebra mola, ave Maria si for colocar a cada barzinho de JP .

Falta de civilização, não tinha de permitir nem nas calçadas, quanto mais nas ruas, retrocesso!

Queria saber do parecer do Ministério Público Estadual. E ai ! Pode !!!!

Que absurdo uma coisa dessa deixar que continuam colocando mesas na rua
Isso é uma vergonha pra nossas autoridades e governantes
Quero ver quando acontecer um acidente grave com essas mesas na rua
Quem vai ser responsável por isso
Parabéns por mais essa vergonha pra nossa cidade

Péssima decisão, não teve nenhum parecer técnico,nem equipe técnica, apenas “achismos” e “palpiteiros”, não se levou em conta a fluidez da rua ou a segurança dos pedestres, coube a policia apenas acatar a decisão da prefeitura.

Lamentável !

Melhorar o trânsito ninguém fala.É uma verdadeira baderna esse sentido das ruas de JP,poderiam contratar uma empresa séria e resolver esse problema…Aquela barzinho que tem na esquina da Albertino Maia com a Antônio Carlos é a prova do total desrespeito,o cara coloca um cone atrapalhando quem precisa virar.Joao Pinheiro não tem jeito mais não