O ISA – Instituto de Solidariedade e Ação, celebrou um marco em seu projeto de sustentabilidade na última quinta-feira, 28 de agosto. Quase uma tonelada de tampinhas plásticas, arrecadadas ao longo de um ano em João Pinheiro, foi enviada para a sede do programa Tampinha Legal no Rio Grande do Sul. O transporte do material até Belo Horizonte foi realizado em uma van cedida pela Prefeitura Municipal.
O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental da indústria de plásticos da América Latina. Ele garante que 100% do valor obtido com a venda do material para a reciclagem seja revertido a entidades assistenciais cadastradas, transformando a coleta de um simples objeto em recursos para hospitais, escolas e abrigos.
Ao todo, foram 74 sacos, pesando cerca de 12 quilos cada, resultado de um esforço conjunto que uniu estudantes, comerciantes e moradores de João Pinheiro. Em entrevista, a presidente do Instituto ISA, Mírcia Melo, destacou que o principal objetivo da ação é a educação ambiental. “O que ganha é o meio ambiente. E o que ganha é a educação do povo pinheirense”, afirmou.
O processo local, que antecede o envio, envolveu a limpeza e a separação das tampinhas por cor. Mírcia Melo ressaltou a importância da participação de todos, desde pioneiros no projeto, como a senhora Ana Nogueira, até a adesão de escolas, agências bancárias e supermercados que funcionaram como pontos de coleta.
“Coleta seletiva assusta os adultos, mas o pessoal da educação infantil é excelente, porque eles já vão vir com essa mentalidade”, comentou a presidente, enfatizando que o projeto é contínuo e busca consolidar uma cultura de sustentabilidade na cidade.
Mírcia finalizou com um apelo à comunidade: “Eu peço à comunidade pinheirense para acolher esse projeto, para ensinar aos mais pequenos o valor da coleta seletiva. O meio ambiente agradece”.