A festa de Dia das Crianças em Luizlândia do Oeste (JK) foi interrompida por um motivo sério na tarde deste domingo, 5 de outubro, a “Carreta da Alegria” contratada para o evento foi apreendida pela Polícia Militar por colocar a vida de cerca de 100 passageiros em risco. O veículo, que deveria ser fonte de diversão, acumulava uma série de irregularidades graves, desde pneus “carecas”, falta de um pneu e até a falta de autorização para transportar pessoas.
Tudo começou quando uma equipe da Polícia Militar, em patrulhamento de rotina, deu ordem de parada ao enorme caminhão adaptado. A cena logo chamou a atenção, dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, estavam sendo transportadas na carroceria parcialmente aberta, a maioria em pé e sem qualquer equipamento de segurança. A polícia estima que havia cerca de 100 pessoas a bordo no momento da abordagem.
Ao iniciar a fiscalização, os problemas ficaram evidentes. De acordo com informações, o veículo estava em mau estado de conservação, com pneus tão gastos que já atingiam o limite de segurança. Além disso, o motorista não tinha o curso obrigatório para transporte coletivo de passageiros, e a carreta não possuía itens básicos de segurança, como bancos e cintos para todos, nem autorização para realizar aquele tipo de serviço.
Como as irregularidades não poderiam ser corrigidas no local, a polícia determinou que o veículo fosse removido para um pátio. Para completar a série de problemas, durante o trajeto, o caminhão sofreu uma pane mecânica e precisou ser rebocado por um guincho. O proprietário foi multado e terá 30 dias para regularizar a situação e tentar reaver o veículo.