Ficou no escuro? Queda de energia na madrugada fez parte de blecaute nacional que atingiu todo o Brasil

Interrupção de energia que afetou a cidade foi causada por uma falha no sistema nacional; Cemig confirmou que todo o estado de Minas Gerais foi impactado

Moradores de João Pinheiro foram surpreendidos com uma queda de energia na madrugada desta terça-feira (14), por volta das 00h32. O que parecia ser um problema local era, na verdade, parte de um grande apagão nacional que atingiu todas as regiões de Minas Gerais e diversos outros estados do Brasil.

A Cemig, companhia de energia de Minas, confirmou que o fornecimento foi interrompido em todo o estado devido à atuação de um mecanismo de segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a empresa, 99% dos clientes tiveram a energia restabelecida em cerca de uma hora, por volta da 1h30, e o sistema foi totalmente normalizado nas primeiras horas da manhã.

O que causou o apagão?

O Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por gerenciar a energia no país, explicou a causa do blecaute. Tudo começou com um incêndio em um equipamento na Subestação de Bateias, no Paraná. Essa falha inicial gerou um efeito cascata, desligando a interligação de energia entre a região Sul e o restante do país.

Para evitar um colapso total do sistema, um mecanismo de segurança chamado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) foi acionado automaticamente. Esse esquema “derruba” a energia de forma controlada em várias regiões para proteger a rede. Foi por isso que, além de João Pinheiro e todo o estado de Minas, moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e outros estados também ficaram no escuro.

No total, a falha provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga em todo o Brasil, o equivalente à energia consumida por milhões de residências. O ONS informou que, assim que o problema foi identificado, iniciou as manobras para restabelecer a energia de forma segura, o que foi feito gradualmente durante a madrugada.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Blecaut e o carai , isso só mais um geito deles roubar o consumidor aproveitar a calada da noite kkk

Atrasado como sempre nas notícias kkkkk