Tragédia no CastraMóvel: cachorrinho morre minutos após castração e deixa família em choque em João Pinheiro

Zico, um Pinscher de 1 ano e 7 meses, sofreu uma parada cardiorrespiratória logo após o procedimento; tutores estão em choque e buscam entender o que aconteceu

O que deveria ser um procedimento de rotina se transformou em um trauma para uma família de João Pinheiro nesta terça-feira (14). Zico, um cachorrinho saudável da raça Pinscher de 1 ano e 7 meses, morreu minutos após ser submetido a uma cirurgia de castração no CastraMóvel, projeto que atua na cidade. A família está desolada e busca por respostas.

Segundo a família, o animal foi levado por seus tutores até a unidade do CastraMóvel que está instalada no bairro Cais. Convencido pelos responsáveis de que o procedimento era rápido e seguro, a família aceitou cirurgia. No entanto, logo após o término da operação, o pior aconteceu, o pequeno Zico sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu. O sentimento de perda e a busca por respostas agora marcam o luto dos tutores.

“Não teve termo nenhuma, e outra eles nem falaram par agente fazer exames nele antes, muito pelo contrário, falou que a castração era segura e não tinha risco nenhum, principalmente macho. Ele era saudável, hoje faz vinte dias que eu levei ele no veterinário, ele mesmo disse que ele era saudável”, disse a tutora.

AMNOR se posiciona em nota oficial

Em resposta ao ocorrido, a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR), responsável pela coordenação técnica do programa, emitiu uma nota de esclarecimento. No comunicado, a associação “lamenta profundamente o fato e se solidariza com os tutores, compreendendo a dor da perda”.

A AMNOR ressaltou que todos os procedimentos seguem os protocolos de segurança do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e são executados por profissionais habilitados. A nota informa que, embora todos os cuidados tenham sido tomados, a equipe técnica realizará uma “análise detalhada do caso para identificar eventuais causas do ocorrido”.

A associação também destacou que fatalidades, embora raras, podem acontecer. “É importante destacar que, apesar de raros, óbitos durante procedimentos cirúrgicos podem ocorrer em razão de reações imprevisíveis à anestesia ou de condições clínicas pré-existentes do animal”, explica o texto, lembrando que os tutores são esclarecidos sobre os riscos antes da cirurgia.

Para dimensionar a raridade do evento, a nota informa que, somente em 2025, foram realizadas 317 castrações, com o registro de apenas dois óbitos, incluindo o de Zico. A AMNOR reafirmou seu “compromisso com a transparência, o respeito à população e o bem-estar animal”

O CastraMóvel é uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de João Pinheiro, o Ministério Público, a Amnor e a Plataforma Semente.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Infelizmente essas coisas podem acontecer, embora não seja da vontade de ninguém

Tragédia é um pouco demais ne
Não que o cachorro não mereça respeito mas tragédia é demais

Meus sentimentos a toda família do Zico! Não é nada fácil,perder um animalzinho,nosso membro da família! Às vezes somos julgados,por amarmos tanto nossos pets,chamá-lo de filho(a),somente nós entendemos!Mas, infelizmente, fatalidades acontecem! Castrei duas cachorrinhas minhas no castramóvel,confesso que fiquei com o coração na mão,chorei,tive medo, ansiedade,mas graças a Deus,Deus tudo certo! Novamente,desejo forças,nesse momento de tamanha dor!

Sinto muito pelos donos !
por mais que a gente goste do nossos animais de estimação temos o dever de cuidar bem deles , mas não devemos tratar como filhos etc . Os animais hoje em dia tem mais valor do que a vida humana e muito triste isso .
quantas pessoas hoje perderam suas vidas e vcs de luto por causa de um cachorro!
Cachorro tem como substituir mas pessoas não! pense bem nisso!
Hoje Vcs perderam apenas um cachorro!
Outros perderam um pai , uma mãe, um filho ,um irmão ou a própria vida !
E dura mas é realidade da via.