O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma mudança importante em seu ministério: o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) será o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21).
Boulos, uma das principais lideranças da esquerda e dos movimentos sociais no país, assume o cargo que era ocupado por Márcio Macêdo (PT). A troca foi acertada em uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Lula, Boulos, Macêdo e outros ministros importantes, como Rui Costa (Casa Civil).
A entrada de Boulos no primeiro escalão do governo já era esperada nos bastidores da política. A avaliação é que, com sua forte ligação com os movimentos populares, ele poderá melhorar a articulação do governo com essa base.
Márcio Macêdo, que deixa o ministério, não deve assumir outra função no governo federal. A expectativa é que ele se prepare para disputar uma vaga de deputado federal por Sergipe nas eleições de 2026.
Essa mudança é vista como o início de uma reforma ministerial mais ampla. Outros ministros que pretendem ser candidatos em 2026 devem começar a deixar seus cargos nos próximos meses para cumprir os prazos da lei eleitoral.