Uma das vacinas mais aguardadas pelas famílias e que possui um custo proibitivo na rede particular, chegando a R$ 1.500,00 por dose, agora é realidade gratuita para as futuras mamães de João Pinheiro. A cidade foi contemplada com 169 doses do imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal vilão causador da bronquiolite e de pneumonias graves em bebês.
A distribuição regional foi coordenada pela Superintendência de Saúde de Patos de Minas e o material chega nesta sexta-feira (5). Segundo apurado pelo JP Agora, a vacinação deve estar disponível nas unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira, 08 de dezembro. A estratégia de imunização é direta: a dose única é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Ao se vacinar, a mãe transfere anticorpos para o feto, garantindo que a criança já nasça protegida nos seus meses mais vulneráveis.
A chegada da vacina é uma resposta urgente a um problema de saúde pública. O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e cerca de 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Dados regionais mostram que, entre 2023 e 2024, 32 crianças precisaram ser internadas devido ao vírus, sendo que a maioria absoluta eram bebês com menos de um ano de idade.
João Pinheiro recebeu o terceiro maior quantitativo de doses de toda a região, demonstrando a importância do município no planejamento de saúde. Confira abaixo quantas doses cada cidade da região recebeu nesta remessa:
- João Pinheiro: 169 doses
- Patos de Minas: 505 doses
- São Gotardo: 214 doses
- Carmo do Paranaíba: 75 doses
- Vazante: 59 doses
- Lagoa Formosa: 51 doses
- Brasilândia de Minas: 50 doses
- Serra do Salitre: 47 doses
- Presidente Olegário: 41 doses
- Rio Paranaíba: 40 doses
- Guimarânia: 32 doses
- Varjão de Minas: 26 doses
- Lagoa Grande: 23 doses
- Tiros: 20 doses
- Guarda-Mor: 19 doses
- Cruzeiro da Fortaleza: 13 doses
- Santa Rosa da Serra: 13 doses
- São Gonçalo do Abaeté: 13 doses
- Lagamar: 12 doses
- Matutina: 11 doses
- Arapuá: 6 doses
A Superintendência Regional de Saúde orienta que as gestantes procurem os postos de vacinação o mais rápido possível para garantir a proteção de seus filhos.
