A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) decidiu pelo adiamento por três meses do reajuste tarifário médio de 3,04% nas contas de água e esgoto da Companhia de Saneamento Municipal (Copasa).
A decisão, aprovada pela diretoria colegiada da agência, foi publicada na edição do Diário Oficial “Minas Gerais” dessa terça-feira (23).
A proposta pela prorrogação do aumento nas contas, que estava originalmente previsto para ocorrer em 1º de agosto, veio do diretor geral da Arsae-MG, Antônio Claret.
Segundo ele, a pandemia do novo coronavírus prejudica a capacidade de pagamento dos consumidores, em um momento em que é necessário o acesso à água para a higienização no combate à doença.
“Um dos cuidados do cidadão no combate ao coronavírus é lavar as mãos. Por isso, a decisão pelo adiamento do reajuste é uma forma de auxiliar a população mineira no combate à Covid-19”, disse ele em nota à imprensa.
Com a mudança na data, o reajuste tarifário entrará em vigor em 1º de novembro.
De acordo com a agência reguladora, o percentual médio de 3,04% de reajuste é o menor já registrado desde o início da regulação feito pela Arsae-MG.
Aumentar o que nem tratamento temos de esgoto? Mal atendimento na copasa de João Pinheiro