Hoje (15) pela manhã, moradores de vários bairros de João Pinheiro e várias outras cidades em 25 estados, além do Distrito Federal, relataram quedas no fornecimento de energia elétrica, afetando todas as cinco regiões do Brasil. Somente o estado de Roraima não registrou problemas de energia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que o apagão começou a ser registrado às 8:31h, e em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%. Segundo o órgão, uma “ocorrência” registrada ocasionou uma “separação elétrica” no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste.
Os dados mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta, mas, no minuto seguinte, a carga do sistema caiu repentinamente cerca de 7%. A perda de carga continuou até às 8h40, quando o sistema registrou a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.
A partir das 8h41, a carga voltou a subir gradativamente, mas às 9h30, a carga ainda não havia voltado ao patamar visto antes do apagão, uma hora antes. Até às 12h36, o ONS informou que foram restabelecidos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, com a recomposição do Sul e Sudeste concluídas. Todas as capitais nordestinas já estão normalizadas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).
Em João Pinheiro, a redação do JP Agora recebeu relatos de moradores dos bairros Aeroporto, União, Primavera, Alvorada, Pôr do Sol e Santa Cruz I e II, apontando que suas residências ficaram sem energia por cerca de 30 minutos. A princípio, a causa da interrupção é a mesma que ocasionou o mesmo episódio em todo o Brasil. Diferentemente de outras partes do país, o fornecimento de energia foi restabelecido completamente em solo pinheirense.
O episódio de interrupção no fornecimento de energia afetou os seguintes estados:
- Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
- Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
- Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
A pasta está trabalhando para restaurar completamente o fornecimento de energia o mais rápido possível, e uma “sala de situação” foi estabelecida para monitorar o caso. Uma investigação do incidente foi determinada e será objeto de estudo das autoridades competentes nos próximos dias.