Chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto de 2025, a fuga de Roberto Leles de Oliveira, condenado a 28 anos de prisão por um duplo homicídio ocorrido em 2006, em João Pinheiro. Considerado foragido da justiça desde outubro de 2024, ele foi localizado e preso em Taguatinga, no Distrito Federal, por policiais militares do Batalhão de Policiamento de Choque (PATAMO).
A captura foi resultado de uma ação de inteligência em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-DF). Contra Roberto, havia um mandado de prisão expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após a detenção, ele foi encaminhado para a 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul.
Relembre o caso: da fraude ao duplo homicídio
O crime que chocou João Pinheiro aconteceu em 30 de agosto de 2006. Segundo a denúncia do Ministério Público, Roberto Leles, que na época trabalhava no setor financeiro da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), estava desviando recursos da instituição. Uma das vítimas, Fábio, que também participava do esquema, decidiu revelar tudo em uma carta, o que teria motivado o crime.
Na carta, Fábio detalhou como cerca de R$ 13.000,00 foram desviados para a compra de bens pessoais. A desavença entre os dois culminou em uma perseguição na BR-040. O Ministério Público sustentou que Roberto provocou deliberadamente o acidente, fazendo com que o carro de Fábio invadisse a contramão e colidisse de frente com uma carreta.
No acidente, morreram Fábio e o motorista da carreta, João César Souto, que não tinha qualquer ligação com o esquema.
Condenação, fuga e captura
Após um longo processo, em setembro de 2023, o Tribunal do Júri de João Pinheiro condenou Roberto Leles a 28 anos de prisão em regime fechado pelos dois homicídios dolosos (com intenção de matar). Ele chegou a ser preso, mas um recurso garantiu que ele pudesse recorrer em liberdade.
O Ministério Público, no entanto, recorreu ao STJ, que em setembro de 2024 reverteu a decisão e determinou o cumprimento imediato da pena. O mandado de prisão foi expedido em 1º de outubro de 2024, mas Roberto não foi localizado e passou a ser considerado foragido.
A prisão deste sábado encerra um capítulo de quase 18 anos de um dos casos criminais de maior repercussão em João Pinheiro.
Que coisa, heim!