Os proprietários de veículos em João Pinheiro e em todo o estado de Minas Gerais contam com uma nova facilidade para quitar o IPVA 2026. Além das opções tradicionais, o imposto agora pode ser pago com cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. A medida, regulamentada pela Resolução SEF nº 5975/2025, já está disponível no site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG).
O JP Agora apurou que o processo de pagamento é iniciado no próprio site da secretaria, onde o contribuinte é direcionado para uma instituição financeira credenciada. É fundamental que o motorista fique atento aos encargos: os juros e taxas são definidos pela operadora do cartão e não representam um aumento no valor do imposto, mas sim custos financeiros do parcelamento escolhido. Antes de confirmar a transação, o sistema informa todas as condições e valores finais.
Nossa reportagem alerta para os cuidados contra golpes, que costumam aumentar em épocas de vencimento de impostos. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links por mensagens e que o pagamento deve ser feito apenas pelos canais oficiais. Antes de concluir a operação, verifique se o beneficiário indicado é o Estado de Minas Gerais (CNPJ 18.715.615/0001-60). Vale lembrar que a segunda parcela do IPVA 2026 vence entre os dias 9 e 13 de março, conforme o final da placa do veículo.
