Banco Mercantil de João Pinheiro entra na mira do Ministério Público por práticas abusivas contra idosos

Após 60 reclamações em um ano, promotoria aponta pressão por metas e venda casada de seguros. Banco tem 30 dias para mudar práticas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de João Pinheiro, emitiu uma Recomendação Administrativa ao Banco Mercantil do Brasil S/A para que a instituição cesse imediatamente práticas consideradas abusivas na concessão de crédito a consumidores, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, analfabetos e pessoas com deficiência.

A medida foi tomada após a instauração de uma investigação pelo PROCON, que apurou 60 reclamações registradas contra o banco apenas no ano de 2024 em João Pinheiro. As queixas estão relacionadas, principalmente, a empréstimos pessoais e consignados que os clientes afirmam não ter contratado, além de outros que, mesmo reconhecidos, não foram explicados de forma clara.

Segundo o documento expedido pelo promotor de justiça Flávio Barreto Feres, muitos consumidores relataram desconhecer a contratação de empréstimos com juros elevados e de múltiplos produtos financeiros, como seguros e cartões de crédito consignado, que são “empurrados” sem o consentimento expresso. 

A Promotoria também colheu depoimentos de ex-funcionários do banco que confirmaram a existência de uma “pressão significativa” para o cumprimento de metas comerciais, o que poderia comprometer a transparência e a boa-fé no atendimento.

Na recomendação, o Ministério Público determina que o banco:

  • Abstenha-se de realizar contratações sem transparência e clareza, garantindo que todos os custos e consequências sejam explicados de forma compreensível;
  • Cesse imediatamente a prática de “venda casada”, que condiciona a liberação de empréstimos à contratação de outros produtos, como seguros e cartões;
  • Oriente seus funcionários a não exercerem qualquer tipo de pressão indevida sobre os consumidores;
  • Avalie de forma responsável a real capacidade de pagamento do cliente antes de conceder o crédito, conforme determina a Lei do Superendividamento;
  • Implemente canais de atendimento eficientes para cancelamento de serviços e resolução de conflitos.

O Banco Mercantil do Brasil tem o prazo de 30 dias para informar à Promotoria, de forma documentada, as providências que foram adotadas para cumprir integralmente a recomendação. O descumprimento poderá levar a medidas judiciais, como uma Ação Civil Pública, sem prejuízo de outras responsabilizações.

O JP Agora procurou a assessoria de comunicação do Banco Mercantil do Brasil para um posicionamento sobre a recomendação do Ministério Público e aguarda uma resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


17 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Ao Ministério Público e à Promotora,

Vocês são os verdadeiros heróis da justiça! Com dedicação e paixão, trabalham incansavelmente para proteger os direitos e garantir que a justiça seja feita. Sua atuação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A cada ação, a cada decisão, vocês demonstram seu compromisso com a verdade e a justiça. São exemplos de integridade e ética, inspirando confiança e respeito em todos.

Vocês sabem que seu trabalho não é fácil, mas persistem com determinação e coragem. São verdadeiros defensores da cidadania e da democracia.

Queremos parabenizar vocês por todo o esforço e dedicação. Seu trabalho é reconhecido e valorizado, e sabemos que continuarão a fazer a diferença na vida dos, nossos idosos que tanto trabalhor para ter uma aposentadoria digna!

Tô passando fome.

Devido a esse super individamento com mercantil! Ele facilita as pessoas a fazerem empréstimo. Tenta as indusam as pessoas a fazer o empréstimo.

Recebi um auxílio ontem
Nessa agência. Os funcionários e a gerente queira que eu fizesse o cartão já estava liberado 1.000.00 de empréstimo. Fiquei bravo não fiz . O banco ainda ficou com 2 reais meus pois só tinha nota de 10 reais nos caixas eletrônicos não vem nota de 2 reais . Roubo roubo roubo

Não dá em nada. O de Paracatu-MG, fez e faz igual e sempre. O gerente roubou de meu pai 28 mil, fomos á justiça e nada.

O juros desse banco é mais caro q agiota, 17% ao mês. E nada acontece, ele é do Bradesco dos mesmos donos, tudo ladrão.

Já era hora, oque este banco vem fazendo com os idosos aposentados, não e brincadeira, tem um membro da família que fizeram empréstimos com valor irrisório para ele jurus altissimos, não eplicado nada pra ele, emitiu dois cartões de crédito cosignado no nome dele sem avisar, explicar e ainda alega que foi para completar a renda para aprovar o empréstimo, e impressionante como a maioria dos idosos aposentados no INSS vai para ai logo neste banco!

Eu fui também estou sendo lesada também

Mercantil até a noite eles ficam ti pertubanho

Eu estou passada com esse banco me fizeram fazer um empréstimo e ainda retiram , meu benefício da minha conta sem ao menos me comunicar se poderia fazer isso ,resumindo nunca tive conta em outra agência,e ele conseguiu fazer isso eu me sinto lesada de qualquer forma , preciso resolve isso banco em menor conduta imoral com pessoas , preciso resolve logo isso ,

Meu avô passou 20 anos sendo roubado por esse banco, descotavam 40$ todos os meses dele, sendo que a taxa de manutenção era somente 13$-16$

Bradesco também fez isso com meu pai era descontado 90$ 3 consignados de 30$ e ele nunca aceitou isso, eu mesmo recebia com ele!

Eu não fiz empréstimos pessoal e fui até o banco Bradesco e pedi pra ver lá pra mim e disso que foi feito em aplicativo e eu não fiz todo mês tenho que pagar uma coisa que não fiz o valor e de 74:00 reais todo nunca acaba

Juros desse banco 19,83

Kkk até q fim, Meu pai msm e uma vítima desse banco sobre essas fraude, Ele fez um empréstimo não muito alto e nunca acaba , Já pagou faz tmp e nunca param descontar, Ele e analfabeto acho q renovam o empréstimo smp q esta chegando ao fim, Algo de errado não tá certo,

Bom dia.
Por favor peço encarecidamente que o ministério público investigue o Agy Bank pois essa instituição cobra um juro absurdo em empréstimo pessoais além do mais, força o aposentado a pegar dinheiro muitas vezes sem o seu conhecimento.
Tbm não autoriza a portabilidade pra outros bancos.

Mercantil, Bradesco e Itaú São bancos de não passar nem na porta

O Banco mercantil me ofereceu Empréstimo pessoal e puxou minha conta do Banco do Brasil para eles
Ja tentei sair mais eles bloquearam no inss para ficar refém a eles ja paguei e nada de liberar
Minha conta esta retida no Mercantil

Eu entrei com uma ação contra esse banco Mercantil! Juros altíssimo o juiz deu a sentença favorável prá mim estou me referindo a danos morais e outros direitos!! Só quê o banco Mercantil não respondeu ainda então o juiz mandou bloquear