O plenário da Câmara Municipal de João Pinheiro foi palco de um importante encontro para a agricultura local na última sexta-feira, 25 de julho. A cidade recebeu a visita do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tales Fernandes, e do presidente da EMATER-MG, Otávio Maia. Na reunião, que contou com a presença do prefeito Gláucon Cardoso, secretários e de diversos produtores rurais, foi anunciada a entrega de 50 kits de irrigação para a agricultura familiar do município através do programa Irriga Minas.
O prefeito Gláucon Cardoso destacou a visita como um momento estratégico para o desenvolvimento da cidade. “É um passo muito importante, uma oportunidade muito grande que João Pinheiro está tendo e que vem de encontro às nossas políticas públicas de desenvolvimento do nosso agronegócio. Receber o secretário Tales Fernandes e o presidente da EMATER nesse instante é simplesmente somar forças”, afirmou o prefeito, que ressaltou o objetivo de tornar o agronegócio de João Pinheiro um dos mais fortes de Minas Gerais.
O ponto alto do encontro foi o anúncio dos kits de irrigação. Segundo o secretário Tales Fernandes, a iniciativa faz parte do programa Irriga Minas, que visa distribuir 20 mil kits em todo o estado. “São kits de 500 metros quadrados para olericultura e para fruticultura. É uma tecnologia de ponta, para o gotejamento, por gravidade, altamente sustentável”, explicou o secretário. Ele frisou que a escolha dos beneficiários foca na agricultura familiar e que a assistência técnica da EMATER é fundamental para o sucesso do projeto. “Cada kit pode produzir de 8 a 10 mil quilos de alimento por ano com assistência técnica”, completou.
O programa Irriga Minas é uma ação do Governo de Minas, executada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER-MG, que busca aumentar a eficiência do uso da água e a produtividade no campo, especialmente para pequenos produtores. O presidente da EMATER, Otávio Maia, reforçou que a tecnologia é essencial para a melhoria de vida no campo. “A gente vai fazer uma avaliação do benefício desses 50 kits para a gente abrir novos pedidos e contemplar novas ondas de novos kits para o município”, garantiu Maia.
O prefeito Gláucon se mostrou otimista com o início da parceria. “Cinquenta aparentemente para o tamanho de João Pinheiro é pouco, mas ele pode ser entregue de 50 em 50. Quem sabe nós chegamos aqui a 1.000 kits, 1.500 kits. É um apoio muito importante, principalmente para a agricultura familiar”, concluiu.
E a melhoria para cidade ?
ESQUEÇA……
Pode aproveitar bastante vai ser a primeira e a última esse desgoverno só faz coisas que favorece eles msm que é do ramo de agricultura os que mora na cidade que se fodam.