Bombeiros e brigadistas combatem incêndio que atingiu duas fazendas às margens da BR-040 em Lagoa Grande

Fogo começou em uma propriedade e se espalhou para a fazenda vizinha, devastando a vegetação de Cerrado. Equipes usaram abafadores, sopradores e tratores para controlar as chamas

Militares do Corpo de Bombeiros de João Pinheiro foram mobilizados na manhã desta quinta-feira (16) para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu duas fazendas às margens da rodovia BR-040, na altura do KM 111, próximo ao Posto Tampinha.

De acordo com os bombeiros, o fogo começou na Fazenda Beira Rio e, por causa do tempo seco e do vento, se espalhou rapidamente para a propriedade vizinha, a Fazenda Rio da Prata, destruindo uma grande área de mata de Cerrado.

No local, os bombeiros iniciaram o combate direto às chamas, utilizando equipamentos de proteção, abafadores, sopradores e bombas de água costais. O trabalho contou com o apoio fundamental de cerca de seis brigadistas da própria fazenda, que ajudaram na operação com dois tratores equipados com grades.

Para impedir que o fogo avançasse ainda mais na Fazenda Rio da Prata, as equipes fizeram um “aceiro” — uma técnica que consiste em remover a vegetação de uma faixa de terra, criando uma barreira para conter as chamas. A estratégia foi bem-sucedida e o incêndio foi controlado.

Após debelar o fogo na segunda propriedade, os militares retornaram ao ponto inicial para finalizar os trabalhos de rescaldo e garantir que não havia mais riscos de o incêndio recomeçar.

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários