A população de Brasilândia de Minas que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar tratamentos em outras cidades contará com mais conforto e segurança em seus deslocamentos. O município foi um dos 13 da região Noroeste e Alto Paranaíba a serem contemplados com novos micro-ônibus do programa Transporta SUS, entregues pelo Governo de Minas nesta quinta-feira (28/8), em uma solenidade em Lagoa Formosa.
Ao todo, foram entregues 15 veículos, adquiridos com um investimento de R$ 9,1 milhões do estado. Os micro-ônibus, com capacidade para 22 passageiros, são equipados com ar-condicionado e tomadas para carregar celular, visando um transporte mais humanizado e eficiente. A frota será administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CIS ALP), do qual Brasilândia de Minas faz parte.
O objetivo do Transporta SUS é facilitar o deslocamento de pacientes que precisam realizar consultas, exames e outros procedimentos eletivos em municípios vizinhos. Os agendamentos são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“Não são apenas veículos, eles asseguram que os pacientes tenham acesso ao serviço de qualidade”, afirmou Maíra de Castro Lemos, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas.
Além de Brasilândia de Minas, os novos veículos atenderão as cidades de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Vazante.
Na mesma solenidade, o governo estadual também entregou quatro carros para fortalecer as ações da Vigilância Sanitária nos municípios consorciados, um investimento adicional que visa a melhoria dos serviços de saúde na região.