O centro de João Pinheiro foi tomado por uma onda de alegria e emoção na manhã deste sábado, 04 de outubro. Com sorrisos que contagiavam quem passava, os idosos do Abrigo Sant’Ana, da Sociedade São Vicente de Paulo, caminharam do abrigo até a Praça Coronel Hermógenes em um evento que encerrou a Semana do Idoso com chave de ouro. A 5ª edição da caminhada não foi apenas um passeio, mas um poderoso lembrete à sociedade: por trás dos muros do abrigo, existem pessoas cheias de vida que precisam de visitas, carinho e do apoio de toda a comunidade.
O evento foi uma verdadeira festa. A fanfarra da Escola Estadual Quintino Vargas deu o ritmo, acompanhada pela sonorização de Maiton Dornelas e do DJ The Dog, criando um corredor de música e celebração para os participantes. Para muitos dos idosos, a caminhada foi uma janela para o mundo. “Eles se divertiam, perguntavam o que era aquilo, viam o carro da polícia, as lojas, tudo é novidade para eles”, relatou emocionada Daniele Mendes, do Sicredi, que participou pelo segundo ano consecutivo. “É mais gratificante para nós, que estamos servindo, do que propriamente para eles. Dá um aconchego no nosso coração”, completou.
Pedro Luiz, da diretoria do abrigo, destacou que a caminhada tem o duplo objetivo de proporcionar um dia diferente para os internos e de sensibilizar a população. “O intuito é tirar os nossos internos lá de dentro para que a sociedade possa vê-los na rua e saber que lá existem pessoas que precisam da visita, que precisam da ajuda”, explicou. Ele lembrou que a diretoria é formada por voluntários e reforçou o convite: “Chamo a todos vocês, vá lá, visite a nossa entidade, visite os nossos acolhidos. Você vai se sentir muito melhor nessa visita”.
Ao final do percurso, em frente ao Sicredi, o Padre José dos Anjos concedeu uma bênção especial, seguida por orações e pelo hino de São Vicente de Paulo. Para refrescar o calor e celebrar o momento, o Sicredi distribuiu picolés a todos os presentes, encerrando uma manhã que, para além de um evento, foi uma lição de humanidade e empatia.