Após duas semanas de intensa mobilização pela saúde da mulher, a Carreta de Prevenção ao Câncer, do Hospital de Amor, encerrou suas atividades em João Pinheiro nesta sexta-feira, 5 de setembro. A iniciativa, que é resultado de uma parceria consolidada, realizou mais de 500 exames de mamografia, atendendo gratuitamente mulheres de 40 a 69 anos de toda a região, incluindo distritos e a zona rural.
O sucesso da campanha é fruto da união de esforços. O Sicoob Credipinho, um dos principais apoiadores do Hospital de Amor em Unaí, desempenhou um papel fundamental. Ilmar Franco, Diretora de Gestão de Riscos do Sicoob Credipinho, destacou que a parceria existe há cerca de quatro anos e é motivada pelo compromisso social da instituição.
“A Cooperativa se preocupa, principalmente porque mais de 70% do nosso quadro de funcionários é composto por mulheres, além de termos uma grande quantidade de cooperadas. Pensando nelas, apoiamos constantemente essa nobre causa”, explicou Ilmar. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Mais de 500 exames é um número muito grande e destaca a preocupação das mulheres com a própria saúde, e isso é o que importa.”
A logística para que a carreta atendesse a tantas mulheres foi organizada pela Atenção Primária do município. Cristiana Mourão, coordenadora do setor, agradeceu o empenho das equipes. “Organizamos a logística através dos postos de saúde da cidade e da zona rural. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, agentes de saúde, enfermeiros. Se o câncer for detectado, essa mulher já terá todo o andamento do tratamento e acompanhamento”, afirmou.
Representando o Hospital de Amor de Unaí, Sirlene Aparecida reforçou que o objetivo da carreta é ir até as pacientes para facilitar o acesso à prevenção. “Nosso intuito é ir atrás das pacientes para fazer o rastreamento. Quando você descobre no início, suas chances de cura são maiores”, disse ela. “É um prazer atender essas mais de 500 mulheres. Não deixem de fazer seus exames.”
Ao final da ação, a mensagem unânime de todos os envolvidos foi um apelo à conscientização. “A prevenção continua sendo o melhor remédio”, finalizou a Diretora Ilmar Franco.