Na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto, diversos moradores de João Pinheiro acordaram sob uma névoa densa de fumaça que tomou conta do céu da cidade. O habitual céu azul foi substituído por uma camada cinzenta, causada pelas queimadas que ocorrem em estados como São Paulo e outros municípios próximos. O forte cheiro de queimado e a quantidade de fumaça tornaram o ar irrespirável, causando apreensão na população.
A situação foi sentida da mesma forma ontem, domingo, 25 de agosto, porém nesta segunda-feira, foi um pouco pior, segundo relato de moradores, A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, confirmou no último domingo que a fumaça que tomou conta de várias regiões do país, incluindo o Distrito Federal, é resultado dos incêndios que devastam a Amazônia, o Pantanal e até partes da Bolívia. Essa situação alarmante é um reflexo da temporada de queimadas que, somada ao tempo seco, tem agravado a qualidade do ar em várias cidades.
“A fumaça está desde ontem e, hoje, a situação parece que se agravou”, relatou um morador. O cheiro de queimada se intensificou, e a fuligem passou a ser visível em várias partes da cidade, deixando muitos moradores assustados e com dificuldades para respirar.
As autoridades pedem que a população evite ao máximo a exposição ao ar livre e redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Evitar exposição ao ar livre e complicado! A fumaça está em todo lugar!
Tá no Brasil todo
MAS NÃO É A FUMACA DO AMOR . O AMOR VENCEU KKKKKKKK
Acho que a culpa é do Bolsonaro!
Que tenso!