Com palestra de especialista, evento em João Pinheiro busca despertar empresários para a Reforma Tributária

O evento, realizado na ACE, buscou alertar sobre os desafios e a necessidade de planejamento diante do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA)

Para desmistificar um dos temas mais complexos e impactantes para o setor produtivo, a Deusdedit Contabilidade, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), promoveu uma palestra sobre a Reforma Tributária na noite da última quinta-feira, 30 de outubro, em João Pinheiro. O evento buscou “despertar” os empresários locais e o setor para as profundas mudanças que virão e a necessidade urgente de planejamento para os próximos anos.

O encontro trouxe como palestrante o Dr. Vinícius Martins, advogado, mestre em Direito Tributário e coordenador da área de Tributação na Câmara Federal, que atuou diretamente na elaboração de projetos de lei da reforma. Ele explicou que o sistema brasileiro está em transição para o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituirá cinco tributos conhecidos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins). “É um modelo já bastante utilizado em outros países, principalmente na União Europeia. O diálogo é necessário, porque grandes reformas podem causar um prejuízo muito grande”, alertou o especialista.

Deusdedit Campos Junior, contador e idealizador do evento, ressaltou que o objetivo foi incentivar os empresários e contadores a participarem ativamente do processo de adaptação junto aos seus escritórios de contabilidade. “A gente não aprende uma legislação de 500 artigos em uma palestra. O intuito é trazer um despertar”, afirmou. Ele contou que escolheu o palestrante após se impressionar com sua facilidade de comunicação e por seu envolvimento direto na criação da reforma no Senado.

Laura Estefânia, representante da ACE, destacou o apoio da associação a iniciativas que tragam temas relevantes para os empresários da cidade, reforçando a importância do evento para a comunidade de negócios local.

O novo sistema tributário terá um período de transição que começa em 2026 e se estende até 2033, quando será totalmente implementado. Além do IVA Dual (composto pela CBS e pelo IBS), a reforma também criou o Imposto Seletivo, apelidado de “imposto do pecado”, que incidirá sobre produtos considerados nocivos à saúde. 

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários