Com pior índice de seus mandatos, aprovação de Lula despenca para 24% e reprovação atinge 41%

A pesquisa também mostra que a rejeição do presidente subiu para 41%, o maior índice de todos os seus mandatos

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não anda nada bem. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), a aprovação do governo caiu para 24%, o menor percentual já registrado pelo instituto em todos os mandatos do petista. Enquanto isso, a reprovação disparou para 41%, outro recorde negativo. Já 32% consideram a gestão regular.

O levantamento foi feito nos dias 10 e 11 de fevereiro, ouvindo 2.007 eleitores em 113 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com o último levantamento, feito em dezembro, a queda foi expressiva: antes, Lula tinha 35% de aprovação, 34% de rejeição e 29% de avaliação regular. O pior desempenho anterior do presidente tinha sido durante o escândalo do mensalão, em 2005, quando atingiu 28% de aprovação.

Crises e polêmicas podem ter afetado a popularidade

O resultado da pesquisa chega logo após o governo se envolver em algumas polêmicas que pegaram mal com a população. Uma delas foi a chamada “crise do Pix”, quando o governo anunciou que passaria a fiscalizar transações acima de R$ 5.000. A oposição bateu forte, alegando que isso abriria caminho para um possível imposto sobre transferências bancárias. A repercussão foi tão negativa que o governo voltou atrás e cancelou a medida.

Outra dor de cabeça para Lula foi a inflação dos alimentos. A alta no preço da comida gerou revolta, e as declarações do presidente e de seus ministros só pioraram a situação. Sugestões como “parar de comprar alimentos caros” ou “trocar a laranja por outra fruta mais barata” foram vistas como um deboche à população, o que deu ainda mais munição para a oposição.

Diante da crise, o governo decidiu mexer na sua comunicação e trocou o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), com Sidônio Palmeira assumindo o lugar de Paulo Pimenta. Com a aprovação em queda e a rejeição em alta, Lula terá que se movimentar para reverter o cenário, pois o descontentamento com o governo só cresce.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


9 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Luladrao condenado em três instâncias vai voltar pra cadeia

Calma gado, o destino do mito está chegando kkkkk não esta vendo que ate ele ja sabe e vive chorando kkkkk nem homem pra enfrentar as acusações dignamente, e tentar se livrar kkkkkk criminoso confesso kkkkkk

Não é a politica que transforma homens em corruptos,é votar em bandidos que torna a politica suja! ” Faz o L”

Votar no Bolsonaro faz a política limpa kkkkkk faz o L

Se a página continuar a deixar membros da equipe jornalista que ja é tendenciosa, que não faz jornalismo correto ao atacar a esquerda, e esconderem da sociedade os fatos também da direita, vou entrar com uma representação contra a página, pois um jornal deve ser verdadeiro mesmo tendo sua preferência, na democracia não precisamos recorrer a isso, mais como a página recusa a informar corretamente passa a ser ditatorial e sim merece uma representação ficarei atento as novas , edições

Olha a cara de preocupação desse bandido

Se o presidente tá ruim, é só vocês não votarem nele de novo uai.

Pelo menos ele não é aloprado. “Aquele”, que desmonta tudo pra depois ver o que vai fazer.

Com tanta Fake News tbm não tem como, cade o nosso governador com a aprovação dele, fazendo algo com a taxação do aço ou comer banana com casca ja serve?