O Dia de Finados, celebrado no próximo sábado (2), terá uma programação especial em João Pinheiro, com todas as missas realizadas no Cemitério Santa Helena, incluindo também terços marianos e o terço da divina misericórdia, para que os fiéis possam prestar homenagens aos seus entes queridos. Em entrevista, o padre Éderson destacou a importância do dia como um momento de homenagem e reflexão para os fiéis, que se reúnem para prestar tributo aos entes queridos que já partiram.
“O Dia de Finados é um momento muito importante para a comunidade católica, pois nos permite lembrar dos nossos entes queridos, rezar por eles e refletir sobre a nossa própria vida. A morte é um mistério que todos nós enfrentaremos, e essa data nos ajuda a ressignificar o luto e a reforçar nossa fé na ressurreição”, afirmou o padre Éderson.
A programação do Dia de Finados inclui missas em diversos horários ao longo do dia, para que todos os fiéis possam participar. De acordo com o padre, as celebrações vão começar pela manhã, com a primeira missa marcada para às 7h no Cemitério Municipal. “Queremos proporcionar a oportunidade de oração e homenagem a todos. Teremos missas às 7h, 10h, 15h e 18h, para que cada um possa escolher o melhor momento para vir ao cemitério e prestar suas homenagens”, explicou.
Além das celebrações, haverá também momentos especiais dedicados aos terços marianos e ao terço da divina misericórdia, para que todos possam se unir em oração pela memória dos entes queridos. Os Padres também estarão a todo momento no cemitério para conversar e ajudar os fiéis.
O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é tradicionalmente marcado por visitas aos cemitérios, orações e missas em memória dos falecidos. Em João Pinheiro, a expectativa é de que centenas de pessoas passem pelo Cemitério Municipal ao longo do dia para lembrar e homenagear seus entes queridos, em um momento que une dor e esperança, conforme ressaltou o pároco da cidade.