Representantes das escolas estaduais Teotônio Brandão Vilela, localizada no distrito de Luizlândia do Oeste (JK), José Romero da Silveira, situada no bairro Santa Cruz em João Pinheiro, e Alminda Alves da Silva, de Brasilândia de Minas, participaram de uma cerimônia em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 30 de outubro, onde foram agraciados com o Prêmio Escola Transformação. O prêmio busca valorizar práticas inovadoras nas escolas estaduais, incentivando a melhoria da qualidade da educação pública. Nesta edição, serão distribuídos 400 prêmios, totalizando investimentos de R$ 20 milhões para as escolas que se destacarem em suas iniciativas educacionais.
Segundo o Governo Estadual, já foram distribuídos mais de 3.160 prêmios para quase 2.530 escolas, somando cerca de R$ 200 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.
Jeferson Pereira da Costa, diretor da Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela, do distrito de Luizlândia do Oeste (JK), falou ao JP Agora sobre a emoção de receber o prêmio representando a instituição, que hoje conta com aproximadamente 700 alunos. “É a primeira vez que minha escola recebe um prêmio. Este prêmio é fruto do trabalho dos anos letivos de 2023 e 2024. Alcançamos o Ideb também meta do estado 4,2 para os anos iniciais e conquistamos a marca de 4,9. E agora o Prêmio Escola Transformação.”
Nilda Luiz Souza de Souza, diretora da José Romero da Silveira, ressaltou que a escola já recebeu o Prêmio Escola Transformação quatro vezes e fez questão de enaltecer a comunidade escolar pelo feito. “Estamos muito felizes e honrados com o prêmio. Agradeço imensamente a comunidade escolar por fazer a diferença para a escola. Temos um lema que é cada vez melhor, então estamos nos esforçando para tal. Hoje eu saio aqui de Belo Horizonte muito feliz e levando para a escola o título.”
Além da Escola Estadual Alminda Alves da Silva, de Brasilândia de Minas, as Escolas Estaduais Olindina Loureiro, Dom Serafim Gomes Jardim e Delano Brochado Adjuto, todas de Paracatu, também foram contempladas com o Prêmio Escola Transformação. As seis instituições pertencem à SRE de Paracatu. O JP Agora parabeniza as instituições pela conquista.