A última semana de aulas na Escola Estadual Professora Orlinda Saraiva Simões foi de forte emoção e muitas lágrimas. Alunos e colegas se despediram da professora Andréa Maria do Nascimento, de 51 anos, uma figura icônica da educação pinheirense que, após 27 anos de dedicação ao município, está se mudando para Patos de Minas e se aposentando da rede municipal. Sua trajetória é um exemplo de paixão pelo ensino e de impacto positivo na vida de incontáveis jovens.
Em um dos momentos mais tocantes, os alunos ovacionaram a professora em sala de aula e entregaram diversos cartazes com mensagens de carinho, um reconhecimento genuíno pelo impacto que ela teve em suas vidas. Para Andréa, ser professora nunca foi apenas uma profissão. “Ser professora fazia parte das minhas brincadeiras de criança, minha mãe também era e desde cedo percebi que esse era meu dom!”, relembrou. Graduada em Letras, ela transformou essa vocação em uma carreira sólida, iniciada em 1998. “Me sinto feliz e realizada por ter contribuído para a aprendizagem de tantos alunos. O meu legado foi deixar a mensagem que eles podem tudo, podem ser o que sonharem, basta estudar muito para isso se realizar!”, afirmou.
A marca da professora Andréa está espalhada por diversas instituições de João Pinheiro. Na rede estadual, lecionou no distrito de Luizlândia do Oeste (JK), Ruralminas, no bairro Água Limpa na Escola Estadual Maria Gonçalves de Azevedo e, por último, no bairro Esplanda na Escola Estadual Orlinda Saraiva.
Pelo município, sua jornada incluiu o pré-escolar no Frei Dionísio, a Escola Municipal Ignez Neiva de Oliveira e, mais recentemente, a Escola Municipal Israel Pinheiro (CAIC), onde ensinava Língua Portuguesa e Literatura. Sua experiência também se estendeu a instituições particulares como o Colégio Baluarte e a antiga Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), hoje Universidade Juscelino Kubitschek (UNIJK), além de aulas particulares e projetos inovadores, como a criação de uma coletânea de poemas com seus alunos.
Casada com Jonas Fidelis, mãe de Amanda e avó de três netos, Andréa encara a mudança não como um fim, mas como um recomeço. “Essa nova jornada continuará sendo guiada por Deus, que tem sempre o melhor. Ele trouxe um novo tempo que, com certeza, será de colheita e realizações!”, finalizou a professora, deixando um rastro de saudade e gratidão na comunidade escolar de João Pinheiro.