A questão do trânsito na cidade de João Pinheiro tem se tornado um problema cada vez maior. Vários pinheirenses reclamam, quase que diariamente, da dificuldade em atravessar a BR-040 em horários de pico, estes compreendidos pela manhã, início e fim da tarde. Nesta quinta-feira (22), um pinheirense enviou seu relato à redação do JP Agora contando que o engarrafamento para atravessar do Papagaio para o Centro se iniciou próximo da UPA, ainda na Rua Astolfo Moreira. Confira imagens a seguir.
Cruzar a rodovia se tornou um exercício de paciência. Este é o sentimento de vários pinheirenses que moram nos bairros “do lado de lá da BR-040”, dentre eles, os bairros Papagaio, Alvorada, Bouganville, Floresta, Novo Floresta, entre outros. Como a grande maioria trabalha no Centro, os engarrafamentos em horário de pico se tornaram cada vez mais comum.
E não precisa ser especialista para saber que os culpados são os balões, que já não comportam mais o fluxo de veículos. É o que ressalta o pinheirense que entrou em contato com o JP Agora nesta quinta-feira (22) depois que pegou o engarrafamento ainda na Rua Astolfo Moreira.
“O trânsito garra dos dois lados, do Centro para o Papagaio e do Papagaio para o Centro, só depende do horário. Hoje, quando estava voltado para o serviço umas 13 horas, o engarrafamento estava na Astolfo Moreira, próximo à UPA. Normalmente, começa a travar já na marginal, mas hoje foi mais longe. A rua de cima também estava muito travada” contou o morador do Bairro Papagaio, que preferiu não se identificar.
As imagens mostram o grande fluxo de veículos tanto na Rua Astolfo Moreira, na marginal da rodovia e também na Avenida Juca Cordeiro.
Vereador propôs a contratação de engenheiro para resolver a questão
A Câmara Municipal de João Pinheiro, na sua última reunião legislativa, aprovou, por unanimidade, a indicação do vereador Luiz Freitas da Silveira que pede a contratação de um engenheiro para solucionar o problema do trânsito do município. Em suas explicações, o edil comentou o martírio vivido todos os dias por pinheirenses na travessia da BR-040. Confira a seguir.
A indicação 085/2022 solicita que o executivo municipal providencie a contratação de um engenheiro especializado em trânsito para que possa elaborar e executar projeto quanto à regulação do trânsito na sede do município, visando uma maior fluidez e segurança. Na justificativa formal, Luiz Freitas da Silveira apontou que a indicação é necessária por conta do crescimento da sede do município.
“Tal indicação se faz necessária tendo em vista o crescimento da sede do município, bem como o fluxo de pedestres e veículos, fazendo assim necessária acima descrito para a elaboração e execução que visa a segurança no trânsito, bem como sua maior fluidez.”
Com a palavra, o autor do projeto destacou que seria muito importante que todos os vereadores abraçassem a ideia para dar mais força à indicação. Ele disse, ainda, que já havia adiantado o assunto com o prefeito Edmar Xavier.
“É muito importante para João Pinheiro que todos aqui aprovem a indicação. Na reunião passada teve discussão sobre quebra-molas, isso e aquilo, e eu não sou contra, sou a favor de se fazer o certo. E o certo é trazer um engenheiro de trânsito aqui, fazer um levantamento, um estudo, e resolver o problema do trânsito em João Pinheiro. Infelizmente, está horrível, principalmente para ir do Centro para o Papagaio e vice versa, de manhã e de tarde é um inferno. Já adiantei com o prefeito e ele se comprometeu” disse Luiz Freitas da Silveira, autor da indicação.
A indicação 085/2022 foi aprovada por unanimidade na casa e seguirá, agora, para o chefe do executivo Edmar Xavier. O JP Agora continuará acompanhando o caso.
triste que a gente ver vereadores alguns militares e funcionários da prefeitura não dar exemplo, os militares que eu falo e sem a farda gente
Isso ta um absurdo pq a VIA 040 ta so recebendo os pedagios e n faz nada para melhorar o transito na 040
Concordo plenamente ter a avaliação de um Engenheiro, e acredito que se fizesse outra rotatória em frente a Avenida Gerson Rios resolveria boa parte do problema.
Cadê a força politica e o grito da população em favor da construção de trincheira(s) ou algo parecido? Ou eh verdadeiramente cada um pra si?