A nefrologia de João Pinheiro deu um passo importante rumo à regionalização do atendimento com o credenciamento oficial do serviço de hemodiálise pelo Ministério da Saúde. A medida, confirmada no último dia 18 de junho e oficializada em agenda realizada nesta quinta-feira (3), em Brasília, contou com a presença do prefeito Gláucon Cardoso, da secretária de Saúde Cássia Maria, da diretora administrativa da UPA Patrícia Helena e do vereador Landinho Gari. Com o credenciamento, o município passará a receber recursos federais para o custeio do serviço, que até então era mantido integralmente com verba municipal.
Com uma média de 34 pacientes atendidos diariamente, o serviço de hemodiálise conta com cerca de 30 profissionais atuando diretamente — entre eles, médico nefrologista, angiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e motoristas.
“Foi um sucesso muito grande. A partir de agora, a União vai pagar todas as despesas da nefrologia. Isso significa uma economia de cerca de R$ 400 mil por mês para João Pinheiro”, destacou o prefeito Glaucão, que esteve em Brasília para acompanhar a agenda junto ao Ministério da Saúde. “Estivemos aqui com o vereador Landinho, que teve participação muito importante nesse processo, junto ao doutor Marcos Margonari, gerente de Assuntos Federativos do Ministério da Saúde”, completou.
O serviço passará a atender pacientes de Brasilândia de Minas e Lagoa Grande, com a expectativa de expansão já a partir de agosto. A publicação da portaria ainda está sendo aguardada, mas o repasse mensal poderá ultrapassar os R$ 500 mil, de acordo com o volume de atendimentos registrados.
A conquista do credenciamento contou com apoio político importante. O prefeito fez questão de agradecer à deputada federal Greyce Elias, à deputada estadual Lud Falcão e, especialmente, ao vereador Landinho Gari, que teve participação ativa nas articulações.
Avanço iniciado em 2024
O serviço de hemodiálise foi inaugurado em 2024, durante a gestão do ex-prefeito Edmar Xavier Maciel, o Edinho. Na ocasião, a inauguração da hemodiálise foi considerada um marco para a saúde pública do município, já que possibilitou aos pacientes pinheirenses o fim do deslocamento diário a cidades distantes como Patos de Minas para realizar o tratamento.
Com a estrutura construída e implantada naquela gestão, a cidade deu um salto importante no atendimento aos pacientes renais. Agora, com o credenciamento federal, João Pinheiro consolida essa evolução como referência regional em nefrologia, caminhando para atender também cidades vizinhas e melhorar ainda mais o serviço prestado.
Graças ao ex prefeito Edinho a hemodialise esta aqui o melhor prefeito