O Corpo de Bombeiros de João Pinheiro foi acionado na manhã desta segunda-feira, 04 de agosto, para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu a região da Serra da Bocaína/Maravilha, na altura do KM 171 da MG-181. As chamas, que teriam começado na noite de domingo, 03 de agosto, consumiram uma vasta área de vegetação, estimada em 735 hectares, e deixaram moradores de propriedades rurais em alerta.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado foi realizado por volta das 09h, quando um proprietário rural informou que o fogo estava avançando em direção à sua fazenda, após já ter atingido outras propriedades e uma área de reserva.
Ao chegarem ao local, os militares identificaram três linhas de fogo ativas em uma área de cerrado rupestre, caracterizada pelo terreno acidentado e de difícil acesso. Utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas como sopradores, mochilas costais e abafadores, as equipes iniciaram o combate direto às chamas.
Devido às dificuldades do terreno, não foi possível utilizar a caminhonete com o kit de combate a incêndio com água. Mesmo assim, os bombeiros conseguiram extinguir completamente duas das três frentes de fogo. A terceira linha, segundo a corporação, deve se apagar naturalmente ao encontrar os aceiros (barreiras sem vegetação) existentes na serra.
O Corpo de Bombeiros de João Pinheiro informou que continua monitorando a área e permanece de prontidão para atuar novamente, caso seja necessário.