O Mariana Country Festival, que estava marcado para o sábado (19) em Mariana, na região Central de Minas, foi cancelado devido a uma infestação de pombos no local do evento, a Arena Mariana. Israel e Rodolffo seriam as principais atrações.
A Secretaria de Saúde do município notificou a Arena Mariana no dia 11 de agosto, após uma vistoria revelar que as partes superiores das arquibancadas estavam “repletas de excremento de pombo, portanto, risco à saúde pública”. Além disso, ninhos e diversos animais foram encontrados ao redor do ginásio.
A inalação de esporos de fungos presentes nas fezes dos pombos pode causar doenças graves e potencialmente fatais, como a criptococose, informou a Secretaria.
Um termo de compromisso entre a empresa organizadora e a prefeitura estabeleceu que a responsabilidade pelo controle ambiental dos pombos seria dos organizadores. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, nenhuma medida foi tomada para impedir a entrada dos animais na Arena.
Em nota, a organização do festival lamentou o cancelamento e enfatizou que tentou “de várias formas a liberação do local”. Eles contrataram uma empresa especializada em tratamentos epidemiológicos, mas a Vigilância Sanitária não aceitou a utilização dos métodos propostos pela empresa.
O organizador Diego Brenner Mendes também compartilhou a nota, destacando supostas questões políticas que impediram o andamento do evento, e enfatizou que o cancelamento causaria prejuízo aos clientes e às atrações.
Em resposta, a Prefeitura de Mariana emitiu uma nota esclarecendo que as vistorias na Arena Mariana começaram em 12 de junho, em resposta a denúncias sobre a presença de pombos. A insalubridade do local, especialmente nas arquibancadas, palco e lanchonetes, levou à interdição cautelar das áreas.