Foram 14 anos de espera. Neste domingo, 4 de outubro, o ex-prefeito de Paracatu Igor Santos (PL) foi eleito deputado federal por Minas Gerais com 59.793 votos, o equivalente a 0,65% dos votos válidos no estado, e devolve ao Noroeste de Minas um representante na Câmara dos Deputados, algo que a região não tinha desde 2012.
João Pinheiro foi um dos pilares dessa votação. Na cidade, Igor recebeu 6.002 votos, 25,04% dos votos válidos para deputado federal. Na prática, um em cada quatro pinheirenses que escolheram um nome para a Câmara digitou o 2227.
Aos 29 anos, Igor chega a Brasília depois de uma trajetória rápida na política. Natural de Paracatu, ele foi eleito prefeito em 2020, aos 23 anos, tornando-se o mais jovem da história da cidade. Em 2024, foi reeleito com 82,34% dos votos, somando 40.976 eleitores, a maior votação já registrada no município. Para disputar a vaga na Câmara, deixou a prefeitura e se filiou ao PL.
A disputa não foi simples. Ao todo, 749 candidatos concorreram às 53 cadeiras de Minas Gerais na Câmara dos Deputados. Para municípios como João Pinheiro, o resultado significa voltar a ter um representante da região no Congresso Nacional, onde são votadas leis e definidas emendas que destinam recursos federais às cidades.
Veja a apuração ao vivo aqui. Matéria em atualização.
