João Pinheiro amanheceu nesta terça-feira (23) sob uma densa camada de fumaça, acompanhada de um forte cheiro de queimado. A população relatou dificuldades para respirar, mesmo dentro de casa, e muitos moradores enfrentaram noites mal dormidas devido à poluição do ar.
Embora não haja queimadas na cidade, as autoridades locais acreditam que a fumaça possa ter sido trazida pelo vento de regiões próximas. A cidade de Patos de Minas na região do Capão das Canoas, sofreu com incêndios intensos neste fim de semana, resultando na queima de mais de 300 hectares de vegetação, lavouras e pastagens.
O Corpo de Bombeiros de João Pinheiro informou que grandes focos de incêndio também estão ativos em municípios como Paracatu e Unaí. No entanto, não há indícios de incêndios em João Pinheiro que justifiquem a grande quantidade de fumaça, reforçando a hipótese de que os ventos trouxeram a fumaça de outras localidades.
Diante dessa situação preocupante, os bombeiros pedem à população que evite o uso de fogo para limpar terrenos, uma prática que, nesta época seca do ano, pode se transformar em incêndios incontroláveis. Caso avistem focos de queimadas, os moradores devem acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193.