Jovem de João Pinheiro atinge 980 na redação do Enem e vira exemplo de dedicação

Brenda Aparecida Martins Vieira superou desafios e se destacou entre os melhores do país

A estudante Brenda Aparecida Martins Vieira, de 19 anos, moradora do distrito de Santa Luzia, em João Pinheiro, conquistou 980 pontos na redação do Enem 2024, um dos melhores desempenhos da região. Filha de Pedro Martins Vieira, tratorista, e Élida Martins Andrade, dona de casa, Brenda sempre estudou em escolas públicas e sua trajetória de dedicação aos estudos tem sido motivo de orgulho para sua família, escola e a cidade.

Desde a infância, Brenda sempre teve um grande apreço pelos estudos, especialmente pela literatura. Graciliano Ramos e Clarice Lispector estão entre seus autores favoritos. Apesar dos desafios financeiros, a jovem encontrou na internet e em livros gratuitos formas de aprofundar seus conhecimentos e reforçar sua preparação acadêmica.

Seu percurso escolar começou na Escola Frei Dionísio, em Santa Luzia, onde estudou até o 3º ano do ensino fundamental. Depois, mudou-se com os pais para Paracatu, retornando a João Pinheiro em 2016. Concluiu o ensino fundamental na Escola Frei Patrício, em Olhos d’Água, e o ensino médio no endereço da Escola Estadual Sebastião Simão de Melo, também em Olhos d’Água.

A história de Brenda foi publicada na página @sob.o.ceu.de.santana, do escritor Hércules Júnior, que destacou sua trajetória de superação e esforço. Além disso, Hércules ressaltou o importante papel da tia Gisele Martins, que sempre incentivou os estudos da jovem, apoiando-a na caminhada acadêmica. O escritor também enalteceu o comprometimento de Brenda, mencionando seu amor pela leitura e sua disciplina para estudar utilizando livros gratuitos e conteúdos online.

“Além do apoio escolar, Brenda se utilizava das fontes que encontrava disponíveis na internet e livros gratuitos para sua preparação acadêmica. Mesmo com o empecilho da falta de recursos financeiros, seus sonhos sempre foram os cursos de Medicina e Direito.”

Em 2022, Brenda já havia demonstrado seu talento na escrita, conquistando 800 pontos na redação do Enem, abordando o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Na época, ela escreveu:

“De acordo com Martin Luther King, ‘toda hora é hora de fazer o que é certo’. Entretanto, o contexto do Brasil do século XXI contraria essa ideia, uma vez que a desvalorização de povos e comunidades tradicionais demonstra-se como uma questão de injustiça, o que desestrutura a base da sociedade brasileira.”

No Enem 2024, além dos 980 pontos na redação, Brenda também obteve bons resultados nas demais áreas do exame:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 575,0
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 598,0
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 526,7
  • Matemática e suas Tecnologias: 620,3

Agora, Brenda se prepara para novos desafios e sonha em cursar Medicina ou Direito, duas áreas que refletem seu desejo de fazer a diferença na sociedade. Sua história é um exemplo de perseverança, dedicação e superação, mostrando como a educação pode transformar vidas e inspirar outros jovens a persistirem em seus objetivos acadêmicos.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parabéns,o esforço faz a diferença que ela curse algo que faça a diferença, medicina seria seu caso

Um grande feito, sem duvida. Congratulações a esta pinheirense dedicada. Porém há muitos outros pinheirenses dedicados q alcançaram feitos assim e ficaram no anonimato. Em 2019, um garoto pinheirense q mora em Paracatu alcançou 960 pontas na redação. Parabéns a ele também, mesmo q tardiamente! Força ⚡️ sempre!

Parabéns a jovem e a família, esforço e dedicação geram resultados.

Parabéns! Siga sua trajetória cuidando dos amigos e familiares mais próximos. A embalagem doa seus mimos deve ser a honestidade e dedicação.