No domingo (06), começam as eleições municipais de 2024, e a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se preparem com atenção redobrada para evitar erros na hora de votar. Uma das principais orientações é o uso da chamada “colinha” com os números dos candidatos a vereador e a prefeito, que pode ser uma ferramenta essencial para quem deseja votar com segurança e rapidez. O chefe do Cartório Eleitoral de João Pinheiro, Hércules Junior, destacou em entrevista ao JP Agora a importância dessa prática, além de fazer um alerta sobre a ordem correta de votação na urna.
A Justiça Eleitoral lembra que, ao contrário do que muitos pensam, o uso da “colinha” é permitido e até incentivado. “Colinha não só é permitida como é incentivada pela Justiça Eleitoral. A pessoa deve levar o número do vereador e do prefeito anotado para não errar na hora de votar. Lembrando que o primeiro voto é para vereador, com cinco dígitos, seguido do voto para prefeito, que tem dois dígitos”, explicou Hércules. Segundo ele, um erro comum ocorre quando eleitores, ansiosos para votar no prefeito, acabam digitando o número do candidato errado na ordem.
Além de facilitar a votação, a Justiça Eleitoral também reforça que a presença de acompanhantes na cabine é permitida apenas para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, o que será avaliado pelos mesários. Hércules Junior explicou que essa regra visa garantir o sigilo do voto. Candidatos, assim como outras pessoas, não podem acompanhar o eleitor na cabine, exceto nos casos mencionados.
As urnas eletrônicas estarão disponíveis das 8h às 17h no domingo, e a Justiça Eleitoral, em parceria com as forças policiais, atuará para garantir que o processo ocorra com tranquilidade.