Uma série de furtos de fiação elétrica de carretas está preocupando caminhoneiros em João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais. O caminhoneiro Vagner Rodrigues relatou nesta terça-feira (22) que ao menos três veículos tiveram os fios cortados enquanto estavam estacionados em frente ao Caipirão. Entre os prejudicados estão motoristas, que trabalham com transporte de carvão e soja.
Segundo Vagner, os criminosos se aproveitam da ausência dos motoristas, se escondem debaixo das carretas e cortam toda a fiação para vender o material furtado por valores baixos, apenas para sustentar o vício em drogas. “São gente que não tem coragem de trabalhar. Corta pra vender por mixaria, pra mexer com droga”, desabafou o caminhoneiro em vídeo divulgado nas redes sociais.
Além do prejuízo financeiro, que pode ser alto dependendo do dano causado, os motoristas ainda enfrentam o risco de acidentes, já que a fiação cortada pode gerar curto-circuito e até incêndios nos veículos. “Você perde o dia de serviço, é perigoso fechar a curta e botar fogo no caminhão”, alertou Vagner.
Diante da situação, os caminhoneiros reforçam o pedido para que todos fiquem atentos e denunciem qualquer movimentação suspeita perto das carretas e dos caminhões. Vagner destacou que essa prática de vigilância solidária já ajudou a evitar crimes em outras situações e pode fazer a diferença para proteger a principal ferramenta de trabalho desses profissionais.
A Polícia Militar foi acionada e faz buscas pelos suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. Os motoristas afetados continuam realizando os reparos por conta própria para tentar minimizar o prejuízo e seguir viagem.
Tem que pegar esse sem vergonha e descascar esses fios no lombo dele esse si eu pego esse descracado