Diversas manifestações ocorreram Brasil afora neste domingo (17) em protesto à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de transferir para a Justiça Eleitoral a responsabilidade de julgar o crime de caixa dois. Com a mudança, a força-tarefa Lava Jato pode ser praticamente esvaziada.
A convocação foi feita pelo MBL (Movimento Brasil Livre), que protagonizou o movimento em prol do impeachment de Dilma Rousseff em 2016. As manifestações ocorreram em 23 Estados, com destaque para Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem), São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Em Minas, os manifestantes foram até a Praça da Liberdade com gritos de apoio à operação Lava Jato, cujas investigações completam cinco anos. Já em Brasília, as pessoas protestaram na Praça dos Três Poderes com gritos de ordem contra o STF. Ao final do ato, os manifestantes chegaram a jogar rolos de papel higiênico em frente à Suprema Corte.
Também ocorreram protestos no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
Decisão polêmica
A decisão que abriu a polêmica ocorreu na última quinta-feira (14). A votação terminou com o placar de 6 a 5 (para o envio dos crimes eleitorais em conexão com corrupção e lavagem de dinheiro para a Justiça Eleitoral).