Aumento de escorpiões em João Pinheiro acende alerta para moradores; veja cuidados

Com a chegada do período de reprodução dos aracnídeos, relatos de aparições em diversos bairros da cidade chegam ao JP Agora

Agosto chegou e, com ele, um alerta importante para a saúde pública em João Pinheiro. Moradores de diversos bairros da cidade têm relatado ao JP Agora um aumento na aparição de escorpiões dentro de suas residências. O fenômeno tem uma explicação: os meses de agosto e setembro marcam o período de reprodução desses animais, tornando-os mais ativos e perigosos.

Segundo especialistas, é nesta época do ano que as fêmeas, com uma concentração maior de veneno, saem de seus esconderijos para se reproduzir, aumentando o risco de encontros indesejados e acidentes. A picada do escorpião é extremamente dolorosa e representa um perigo ainda maior para crianças e idosos, podendo levar a complicações graves.

Diante do risco, a prevenção é a melhor ferramenta. Confira algumas dicas essenciais para proteger sua família.

1. Limpeza é fundamental: Mantenha quintais e áreas externas sempre limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, tijolos e madeiras, que servem de abrigo para os escorpiões. O lixo doméstico deve ser mantido em sacos bem fechados e em lixeiras tampadas.

2. Cuidado com venenos: Especialistas são unânimes em afirmar que o uso de veneno comum não é eficaz contra escorpiões. Pelo contrário, o produto pode irritar o animal, fazendo com que ele se desaloque e procure abrigo dentro de casa, aumentando o perigo.

3. Vede as entradas: Tampe os ralos do banheiro, cozinha e área de serviço com telas ou utilize sistemas de abre e fecha. Jogue água sanitária semanalmente nesses locais. Fique atento também a frestas e rachaduras em paredes e muros, pois são esconderijos perfeitos para os aracnídeos.

4. Atenção dentro de casa: Afaste camas e berços das paredes. Evite que lençóis e cobertores encostem no chão, pois podem servir de “ponte” para o escorpião subir. Antes de calçar sapatos, chinelos e botas, verifique sempre o interior, batendo-os contra o chão para garantir que não há nenhum animal escondido.

Seguindo essas orientações, é possível reduzir significativamente o risco de acidentes. Compartilhe esta informação e ajude a proteger a comunidade.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Tem escorpião para todo lado na cidade. Sempre tem um querendo te dar uma picada financeira, e no boteco, na fila do mercado, no banco, na praça. Xò satanas.

Última edição 1 hora atrás por Tinrraba Óku