João Pinheiro se despede nesta segunda-feira (21) de uma das figuras mais marcantes de sua história política. Faleceu, aos 88 anos, o ex-prefeito Dr. João Batista Franco, duas vezes eleito para administrar o município, sendo responsável por transformações significativas que impactaram o desenvolvimento urbano e institucional da cidade.
Nascido em 5 de dezembro de 1936, na região de Santa Luzia, zona rural de João Pinheiro, João Batista teve uma trajetória política marcada por coragem, inovação e compromisso com a coletividade. Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia e ex-gerente da Caixa Econômica Estadual, ele foi um dos fundadores do MDB em Minas Gerais e enfrentou o sistema político da época ao vencer as eleições municipais de 1972 com uma diferença de apenas 104 votos, assumindo a prefeitura de 1973 a 1976.
Mesmo sendo de partido contrário ao do governador da época, o ex-prefeito conseguiu racionalizar custos e aplicar os recursos com eficiência. Foi responsável por importantes obras, como a construção do Parque de Exposições (1974), sede da Prefeitura (1976), sede da Câmara Municipal (1987), além de extensas obras de infraestrutura, como asfaltamento de ruas e ampliação da rede de esgoto. Também foi ele quem trouxe a Telemig para João Pinheiro, garantindo acesso à telefonia.
De volta ao cargo em 1983, foi reeleito com ampla aprovação popular para um mandato de seis anos. Nesse segundo período, já contando com o apoio de Tancredo Neves no Governo do Estado, consolidou sua vocação administrativa com ainda mais projetos e obras, incluindo a urbanização de bairros, desobstrução de grotas para expansão de ruas e desapropriações fundamentais para o crescimento da cidade.
Com seu jeito firme e ao mesmo tempo acolhedor, João Batista Franco marcou gerações e se tornou referência para todos que acreditam que é possível fazer política com seriedade, técnica e paixão pela cidade. A cidade se despede de um de seus maiores líderes com gratidão e reconhecimento. Que João Batista Franco descanse em paz. Seu legado segue vivo nas ruas, praças e instituições de João Pinheiro.