Um grupo de cavaleiros da cidade de João Pinheiro foram até Andrequicé à cavalo neste fim de semana. A tradicional cavalgada, que começou no ano de 1997 com o saudoso Vicente da Tereza, contou com 118 participantes e foi guiada pela fé até o destino final. O JP Agora conversou com Milva Mendonça, uma das organizadoras, que nos contou como tudo aconteceu.
Milva contou que a cavalgada de Andrequicé começou em 1997 com Vicente da Tereza, que fez o trajeto para pagar uma promessa ao se ver curado de um câncer na garganta. Em 2023, 118 cavaleiros fizeram o mesmo percurso, dos quais muitos também utilizam a cavalgada como promessa.
“A cavalgada é movida pela fé, muitos pagam promessas como Dr. Flávio Melo. Esse ano saímos as 11:00hrs da manhã do Sindicato Rural de João Pinheiro, onde servimos café da manhã com pães com carne, biscoitos caseiro, frutas, chá, café e leite. O almoço servimos na Formiga, no sítio do amigo José Rodrigues, que nos acolhe todos os anos com muito carinho. No Tauá, servimos churrasco à vontade, caldo, tropeiro e galinhada. No domingo, mais um café da manhã caprichado, almoço no bar do Joaquim no Barreiro com frango caipira, arroz, angu, quiabo, tutu e salada. Depois finalmente chegamos no Andrequicé por volta das 15 horas, dando em torno de 15 horas cavalgando”, disse Milva à reportagem do JP Agora.
Milva esclareceu, ainda, que qualquer pessoa pode participar da cavalgada, que acontece sempre no primeiro final de semana de agosto.
“Já se tornou tradição. Qualquer pessoa pode participar comprando a camiseta. Também quem quiser patrocinar aceitamos de coração, patrocinador recebe uma camiseta para participar. O participante recebe alimentação, transporte da bagagem, alimentação do cavalo (feno) transporte do cavaleiro de volta para João Pinheiro. E durante todo o percurso o caminhão de bebidas do santinhos acompanha com todo apoio”, finalizou Milva.