InícioCidadeOAB lança aplicativo para denúncias eleitorais e apenas Glaucon Cardoso comparece à...

OAB lança aplicativo para denúncias eleitorais e apenas Glaucon Cardoso comparece à reunião em João Pinheiro

Apenas um dos candidatos compareceu ao lançamento do novo aplicativo, que promete transparência e rapidez na fiscalização eleitoral

Publicado em

Na última quarta-feira, 14 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou um novo aplicativo para dispositivos Android e iOS, visando facilitar o recebimento de denúncias de crimes eleitorais durante as eleições de 2024. A novidade permite que o usuário registre denúncias de forma rápida e anônima, anexando fotos e vídeos como provas e acompanhando o andamento do processo de forma digital. No entanto, apesar do convite a todos os candidatos como Mário Luiz e Pedro Gil, apenas Gláucon Cardoso marcou presença na reunião de lançamento.

O aplicativo OAB Voto Legal funciona de maneira simples e acessível. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente e, após o cadastro, registrar denúncias relacionadas a crimes eleitorais. O denunciante pode optar por permanecer anônimo e precisa anexar provas que comprovem a veracidade do ato denunciado, como fotos, vídeos ou documentos. Essas denúncias são enviadas diretamente para o Ministério Público, que avaliará as informações e tomará as medidas cabíveis. O usuário pode acompanhar o status da denúncia em tempo real, verificando se ela já foi processada e quais etapas foram concluídas.

Segundo Glaucon, o aplicativo é uma oportunidade importante para promover a transparência no processo eleitoral. “Nós vamos difundi-lo para que todos na nossa sociedade possam utilizá-lo. O processo eleitoral precisa ser claro, transparente e confiável”, afirmou o candidato. Ele também ressaltou a facilidade de uso da ferramenta, mencionando que “qualquer pessoa pode utilizá-lo” e que é fundamental transmitir essa informação ao maior número de eleitores.

Hernany Dornelas, presidente da OAB, destacou a parceria da instituição com o Ministério Público na criação do aplicativo, afirmando que todas as denúncias feitas pela plataforma serão encaminhadas diretamente para o promotor de justiça responsável pela cidade do denunciante. “O aplicativo permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde o centro de João Pinheiro até as áreas mais afastadas, tenha o poder de denunciar instantaneamente”, comentou Hernany.

Além de possibilitar o envio de provas, como vídeos, fotos e documentos, o aplicativo permite que o denunciante acompanhe o progresso da denúncia, desde o recebimento pelo Ministério Público até a transformação em ação judicial.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Filhos da Anarquia
3 meses atrás

A diferença já começa por aí . Viva a direita

BBB
3 meses atrás
Resposta para  Filhos da Anarquia

Será que ele levou bandeiras? kkkkkkkkkkkk