A terceira pessoa envolvida no esquema de desvio de combustíveis da Prefeitura de João Pinheiro foi presa na tarde desta sexta-feira, 26 de julho. O suspeito, funcionário público da prefeitura, foi detido pela Polícia Civil.
José dos Reis da Silva, de 39 anos, popularmente conhecido como Tiquinha, foi preso sob a acusação de participação no esquema que desviou combustíveis destinados à Prefeitura de João Pinheiro. A Polícia Civil já havia prendido temporariamente o frentista Wanderson Aparecido Andrade Silva de 32 anos e o indivíduo Geraldo Pacheco Filho de 49 anos que teria efetuado os abastecimentos fraudulentos.
Tiquinha, concursado desde maio de 2020, é operador de máquinas, Seu último salário registrado foi de R$ 3.819,60. Ele é suspeito de ter furtado as requisições de abastecimento da guarita da Secretaria de Obras, que eram usadas para os abastecimentos fraudulentos.
O esquema consistia em utilizar requisições de abastecimento com assinaturas falsificadas para desviar combustível. Essas requisições, levadas ao posto Trevo 2 pelo suspeito de 49 anos, foram processadas pelo frentista de 32 anos, resultando em abastecimentos fraudulentos para dois maquinários e um caminhão nos dias 28/06, 02/07, 10/07 e 12/07. O prefeito Edmar Xavier Maciel estimou o prejuízo em cerca de R$ 15.000,00.
A fraude foi descoberta quando as requisições retornaram à prefeitura e o controle de frota notou discrepâncias nas assinaturas e nos horários de abastecimento. Segundo as regras municipais, os caminhões devem abastecer diretamente na bomba, e não em galões, como foi feito no esquema. A descoberta levou o Secretário de Obras Geraldo Magela e o prefeito Edmar Xavier Maciel a notificarem a Polícia Civil.
Câmeras de segurança do posto mostraram um carro não oficial abastecendo tambores de combustível destinados às máquinas da prefeitura, corroborando as suspeitas. Durante buscas e apreensões nas residências dos suspeitos, foram encontrados recibos, documentos de abastecimento, anotações, aparelhos eletrônicos e outros materiais relacionados ao crime.
A prisão temporária dos suspeitos dura cinco dias, período em que a Polícia Civil coletará mais provas e decidirá se representa pela prisão preventiva dos envolvidos, que pode durar até a finalização do processo.
Ladrão roubando de ladrão …detro 7 anos será foi só essu mesmo senhor prefeito e teu irmão santo ??? Pode investigar que sai mas Coelho dessa toca .dinheiro público nosso dinheiro rolando a solto e só agora na política sai o guardião da pátria.
Já que moral o prefeito não tem para denunciar, pois o que mais rouba a prefeitura é ele.
Cuidado por acusar sem provas
E as jóias? Muhhhhhhh!
E o petrolao, mensalão, sítio, duplex refinarias, 11 contêiner e está tudo se repetindo
Volta pra escola
Kkkk demorou Mais caiu isso é pq vc não conhece os ladrão dos filhos desse tiquinha kkkk,família de bosta ladrão
Cuidado pra não cuspir p alto e cair na testa
Quem defende Ladrão é Ladrão também fica a Dica
Tem q ter prova p calúnia alguém i esse Santa Cruz e cheio de cvsd fiado
Sim igual vocês q defender os ladrões q usam máscara de santinho.
Jajá ele sair você fica com a cara grande 😂😂
imagina quando a caaa cultura cair em! será que prefeito não sabia
Tem um motorista de uma ambulância aí, que deveria ser investigado 👁️👄👁️
Tiquinha kkkk