É oficial! A ciência com DNA pinheirense está no topo do Brasil. O livro “Répteis do Quadrilátero Ferrífero”, pelo biólogo Adriano Silveira, que mora e pesquisa em João Pinheiro, foi anunciado como um dos finalistas do prestigiado Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. A obra agora disputa o título de melhor livro do ano na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”.
A conquista coloca o trabalho do pesquisador e de seus colegas em um seleto grupo de elite. Ser finalista do Jabuti significa que a obra foi considerada por um júri de especialistas renomados como uma das mais importantes e impactantes publicações científicas de todo o país no último ano.
Publicado pela editora Rupestre, o livro é de autoria de Adriano Lima Silveira, Jéssica Motta Campos, Lucas Soares Vilas Boas Ribeiro, Taís Nogueira Fernandes e Tiago Teixeira Dornas. A obra é um verdadeiro mapa da vida selvagem, catalogando 120 espécies de répteis de Minas Gerais.
Adriano, que é mestre e doutor em Zoologia, tem uma forte ligação com João Pinheiro. Após buscar formação em grandes centros, ele retornou à cidade, onde, há duas décadas, se dedica a investigar a fauna local. A chegada à final do Jabuti é o coroamento de anos de dedicação.
O que significa ser finalista do Jabuti?
O Prêmio Jabuti é o mais importante e tradicional prêmio literário do Brasil. O eixo Jabuti Acadêmico, especificamente, nasceu de uma parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para celebrar as obras que mais contribuem para o avanço científico e cultural do país. Chegar à final é um selo de excelência e um dos maiores reconhecimentos que um pesquisador pode alcançar.
Além do sucesso nacional, Adriano se dedica a compartilhar seu conhecimento com a comunidade pinheirense. Com apoio da Prefeitura Municipal, ele criou o “Boletim Informativo Fauna Pinheirense”. O primeiro volume, sobre a suçuarana (onça-parda), foi lançado em março, e o biólogo já adiantou que novos livros focados exclusivamente nos animais de João Pinheiro estão a caminho.
A versão digital da obra que está concorrendo ao maior prêmio científico do país e de uma cartilha sobre serpentes peçonhentas está disponível para download gratuito.
Livro “Répteis do Quadrilátero Ferrífero” e Cartilha “Serpentes Peçonhentas“.
Que maravilha um filho de jp.Parabens vc merece.